CapivariDestaques

Manifestação contra medidas restritivas no comércio de Capivari reúne mais de 200 veículos em carreata

Cumprindo as regras sanitárias de distanciamento e prevenção ao contágio pela Covid-19, mais de 200 veículos, entre carros, motos e caminhões, se reuniram na 1ª Carreata de Manifestação Livre em Prol de Capivari, que aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (17).

Os manifestantes partiram do portal da entrada da cidade, com percurso por ruas do Centro e principais avenidas. A dispersão aconteceu na Praça Central.

Segundo os organizadores da manifestação, não houve registro de atos de infração de qualquer natureza. A participação foi pacífica, sem sair dos carros, e com a distribuição de máscaras e álcool em gel.

Publicidade
carreata-capivari
Centenas de veículos manifestaram pelas ruas de Capivari na última quarta-feira (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

O movimento foi organizado por um grupo de comerciantes e empresários do município e contou com apoio da Associação Comercial e Industrial de Capivari (ACIC).

Segundo eles, o objetivo foi manifestar contra as medidas mais restritivas de abertura e funcionamento do comércio, durante a fase emergencial, imposta pelo Governo do Estado, desde o dia 15 de março.

A manifestação foi apartidária e não fez críticas a nenhum grupo político. Os participantes, em sua maioria comerciantes, defendem a abertura do comércio local durante a pandemia, adotando todas as medidas preventivas, conforme os protocolos sanitários.

É possível trabalhar com cuidados e restrições”, declara Diogo Tedeschi (Gelinho), um dos colaboradores da carreata.

Para o presidente da ACIC, Marcos Vinicius Belini, as medidas restritivas penalizam o comércio, que pode vir a reduzir ainda mais o número de vagas de trabalho, chegando a uma queda de 70% no faturamento.

“O comércio está cansado de ser penalizado pelas ações mal planejadas do governo. Esperamos reunir o pequeno e o grande comerciante e empresário da cidade numa ação de protesto para salvar os empregos e a economia”, afirma Belini.

A Prefeitura de Capivari não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, no entanto, a Guarda Civil Municipal acompanhou os manifestantes durante todo o trajeto.

Reunião

Na manhã de quarta-feira (17), o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini (PSL), se reuniu com o presidente do Sindicato Patronal, Eder Antonelli, que representa os comércios e empresas da cidade, para debater sobre medidas que podem ser adotadas pelo município para ajudar o comércio local, já que a Fase Restritiva do Plano SP, do Governo Estadual, determina que os comércios considerados não essenciais fiquem com as portas fechadas.

Reunião debateu medidas em prol ao comércio (Foto: Divulgação/PMC)

Riccomini disse que está disposto a ajudar os empresários da cidade em tudo que for possível, e que algumas medidas como prorrogação do pagamento do IPTU e ISSQN já foram tomadas.

“Nós sabemos que é um momento complicado para os comércios e estamos buscando soluções para amenizar essa crise que assola todo o estado. Já estamos buscando alternativas para dar apoio nesse momento”, ressaltou.

No site da Prefeitura de Capivari foi criado um espaço onde os comerciantes podem divulgar informações sobre seus negócios, como telefone, endereço, site e WhatsApp. Essas informações ficam disponíveis para os moradores consultarem.

Prorrogação

Capivari prorrogou o pagamento do IPTU e do ISSQN. Todos os imóveis da cidade terão o pagamento do IPTU Cota Única prorrogado para o dia 22 de abril, com o desconto de 10%.

Quem preferir pagar parcelado, terá a primeira parcela prorrogada para dia 30 de novembro, nesse caso, apenas a primeira parcela foi prorrogada, as demais terão o vencimento do carnê mantido.

Para serem beneficiados com a prorrogação no vencimento do ISSQN, os comerciantes devem protocolar o requerimento através do e-mail [email protected] até o dia 22 de março. No requerimento é preciso enviar o número CNPJ ou CPF no caso de autônomos. Para ter direito ao benefício é preciso estar em dia com a prefeitura.

Em caso de dúvida, entre em contato com o setor de Tributação pelo telefone (19) 3492-9253.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo