Falando de Vinho

Malbec World Day

A uva Malbec é originária da região de Cahors, no sudoeste da França, a cerca de duzentos quilômetros de distância de Bordeaux.

Reza a lenda que um imigrante húngaro chamado Malbek descobriu a variedade em Cahors, sendo o nome da uva posteriormente adaptado para Malbec.

Os vinhos produzidos com a uva Malbec em Cahors eram conhecidos como “vinhos negros”, pela sua grande concentração de cor, derivado de um processo específico da região onde é fervida uma parte do mosto fermentado.

A variedade chegou à Argentina em 17 de abril de 1853, pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget., essa data foi tão importante que, desde 2011, todo dia 17 de abril é comemorado o Malbec World Day, ou Dia Mundial da Malbec, por uma iniciativa da organização Wine of Argentina .

A cepa Malbec adaptou-se excepcionalmente bem ao clima e terroir da Argentina, atualmente representa 75% das uvas cultivadas no país.

A combinação de altas altitudes, dias quentes e noites frias, permitem que a variedade desenvolva-se de forma saudável, dando origem a vinhos de excelente qualidade.

Vale destacar que a Malbec tem um grande fã clube informal na terra brasileira. Segundo dados da Wines of Argentina, cerca de 48% do vinho exportado ao Brasil são de Malbec, e cerca de 21% são cortes, em sua maioria com predominância desta casta. No total são quase 25 milhões de garrafas de malbecs e seus cortes.
Salud!

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?