O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA 2014™ (COL) publicou a 2ª versão do catálogo oficial de Centros de Treinamento de Seleções (CTS), que inclui 16 novos equipamentos. Destes, seis estão no Estado de São Paulo: Atibaia, Itatiba/Bragança Paulista, Guarulhos, Piracicaba e dois em Campinas.
A primeira edição foi lançada em agosto de 2012 e trouxe 54 CTS em todo o País, 20 deles localizados em São Paulo. A oferta do estado representa hoje 37% do total de 70 equipamentos. Os CTS são formados por um centro de treinamento mais um local de hospedagem.
Segundo o COL, houve 75 inscrições na terceira janela, que resultaram nos 16 aprovados. Com o total de 70 opções, já há seis além do que é exigido pela entidade para a livre escolha das seleções participantes da Copa do Mundo. Em maio de 2013 será aberta a última janela de inscrições, e a versão final do catálogo será anunciada em novembro deste ano.
“O catálogo reflete a qualidade da infraestrutura paulista e do trabalho que temos realizado em parceria com os municípios”, afirma o coordenador do Comitê Paulista, secretário Julio Semeghini.
Em 2012, para estimular o desenvolvimento da infraestrutura esportiva, hoteleira e turística do Estado, o governador Geraldo Alckmin lançou a Linha de Financiamento Esportivo 2014, da Desenvolve SP, com as taxas de juros mais baixas do mercado: 2% ao ano corrigidas pelo IPC/FIPE. A linha de financiamentos é destinada a projetos de melhoria de infraestrutura exclusivamente nas cidades paulistas candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Em dezembro de 2012, o primeiro financiamento foi aprovado: R$ 6 milhões para a construção de um hotel no município de Piracicaba.
Os prazos são de até 120 meses para quitação e até 24 de carência. O crédito pode ser utilizado em investimentos na construção ou reforma de arenas, centros de treinamento e hotéis (setor privado).
O Governo do Estado trabalha ainda com a Lei Paulista do Incentivo ao Esporte, que possibilita a empresas de todo o Estado investir recursos do ICMS devido em projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.
Veja os novos CTS paulistas:
Atibaia
Bourbon Atibaia
Campinas
The Palms Hotel e Estádio Moises Lucarelli
Vitoria Hotel e Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Guarulhos
Hotel Caesar Park and Business e CT Joaquim Grava (Corinthians)
Bragança Paulista/Itatiba
Hotel Villa D´Angelo e Colégio AZ Bilingue
Piracicaba
Arco Hotel Premium e Estádio Municipal Barão da Serra Negra