Rafard

Lideranças regionais em agricultura reúnem-se para definir metas para 2014

Na última quarta-feira, 16, no Sítio São Domingos, Bairro Taquaral, em Tietê, foi realizado o evento de encerramento do curso de Olericultura Orgânica, ministrado pelo Professor Engenheiro Agrônomo, Paulo Ricardo Bassul. O curso foi solicitado pelo sindicato dos trabalhadores rurais de Tietê e contou com a parceria da Casa da Agricultura de Tietê, Rafard, Mombuca e Charqueada. O fornecimento da logística técnica ficou por parte do SENAR/FETAESP. As aulas foram quinzenais e tiveram a duração de 8 meses na propriedade cedida pelo Sr. Joaquim Bueno Pires. Participaram do curso 23 alunos divididos entre os municípios de Rafard, Capivari, Tietê, Mombuca e Charqueada.
As aulas visaram capacitar os produtores rurais no manejo da terra para plantio de alimentos orgânicos, ou seja, sem nenhuma utilização de fertilizantes ou defensivos agrícolas. Segundo afirmou o professor, o mercado dos orgânicos vem crescendo exponencialmente e é necessário dar apoio aos agricultores que queiram entrar nesse nicho de mercado, o qual é bastante promissor.
Na oportunidade a Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do Município de Tietê Camila Chabar, o Chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rafard , Márcio Jacob Hessel, o Coordenador do Departamento de Agricultura de Mombuca, Eng.Agr.Guilherme Mickhail, a Eng.Agrª. Melissa Pin Lucheti Sampaio de Charqueada, reuniram-se para planejar e definir metas como: quais cursos de qualificação e aperfeiçoamento serão realizados para o próximo ano, sendo que cada município destacou a necessidade individual conforme a realidade de cada um. De inicio foi constatada a necessidade de curso específico para a produção de tomates exclusivamente orgânicos, na cidade de Tietê, nos quais agricultores e Técnicos de Rafard, já estão pré- inscritos.
Segundo o Chefe do Departamento da Agricultura e Pecuária de Rafard, foram solicitados para Rafard, cursos de Processamento artesanal de tomates, de carne, de derivados de leite, operação e manutenção de motoserra, minhocultura (produção de húmus), curso de aproveitamento de alimentos e Olericultura Orgânica, para qualificação de produtores, trabalhadores rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?