NotíciasRegião

Levantamento mostra melhores e piores conexões de internet na região

25/05/2015

Levantamento mostra melhores e piores conexões de internet na região

Mombuca tem serviço avaliado como péssimo; já Vinhedo é a única do país com faixa de navegação acima de 34 Mbps
Site permite ao usuário constatar a velocidade da internet contratada (Foto: Reprodução/Proteste)
Site permite ao usuário constatar a velocidade da internet contratada (Foto: Reprodução/Proteste)

REGIÃO – A região de Campinas tem 25 municípios com serviço de internet considerado bom, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O balanço apontou as piores e melhores velocidades de conexão. Das 49 cidades da região, Águas de Lindoia, Holambra, São Pedro, Serra Negra e Socorro estão no grupo dos 25 municípios com serviço avaliado como bom.

Mombuca é a única cidade com o serviço avaliado como péssimo, cuja velocidade média é de 512 Kbps. A população reclama da demora para conectar ou enviar arquivos mais pesados, como o artista plástico Wesley D’amico, que posta vídeos na rede para divulgar seu trabalho, mas nem sempre consegue terminar a postagem no mesmo dia. “Já levei 12 horas para subir um vídeo no YouTube, e não era tão pesado.”

A menos de 100 km de Mombuca, Vinhedo é a única do país em que a internet tem velocidade acima de 34 Mbps e é avaliada como ótima. Os provedores oferecem mais velocidade do que a contratada, no entanto, para o estudante Rafael de Araújo, o valor do serviço ainda precisa ser acessível a todos. “No meu condomínio só há pouco tempo atrás que chegou, e em outros bairros ainda não tem a fibra ótica.”

Publicidade

Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré e Piracicaba estão entre os 21 municípios com serviço considerado como médio. Já em Tuiuti, a internet é avaliada como ruim. Quem tem dúvida se está realmente usufruindo do serviço que está pagando, uma opção é medir a velocidade pelo site da associação Proteste, que trabalha na defesa dos direitos do consumidor.

Segundo a organização, vários consumidores já constataram que a velocidade do serviço de banda larga que recebiam era menor do que pagavam e conseguiram abatimento na conta da internet. Ainda de acordo com a Proteste, a medição é rápida, gratuita e deve ser realizada ao longo de pelo menos um mês no endereço: www.testeminhainternet.com.br.

Com informações do G1.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo