Na segunda e terça-feira (28 e 29), Capivari recebe apresentações da peça Laboratório da Vida, que vai tratar a questão ‘sustentabilidade’ como forma de resolver os problemas do planeta. As apresentações acontecem no SIAM (Serviços Integrados da Administração Municipal), são gratuitas e de classificação livre.
Laboratório da Vida é uma peça teatral direcionada para o público infantil, que busca difundir conceitos como respeito pelo próximo e pela natureza, ética, responsabilidade, coletividade e valorização da vida. As apresentações acontecerão em diversas cidades do interior de São Paulo, com um público esperado de 150 crianças por espetáculo.
Quem narra essa história são dois cientistas que procuram soluções de sustentabilidade para os principais problemas que nosso planeta enfrenta. Com experiências inusitadas e muito bom humor, eles vão dar uma volta ao mundo e abordar de perto a problemática da água e da poluição dos mares, a crise dos aterros sanitários e descobrir as fontes alternativas de energia elétrica. No final, todos percebem como é fácil realizar pequenas ações que contribuem para um mundo mais sustentável e melhor para todos.
O público tem participação ativa nessa peça, ajudando os cientistas a descobrir as pequenas ações de sustentabilidade que fazem diferença no dia a dia. Com experiências singulares envolvendo elementos naturais, a peça chama a atenção da criançada, que aprende ao mesmo tempo em que se diverte.
A peça Laboratório da Vida é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Secretaria de Cultura de Capivari e patrocínio da TW Espumas. “É com grande satisfação que trazemos este evento para a cidade de Capivari. Através do patrocínio a projetos de leis de incentivo à cultura, trazemos para a comunidade na qual nossa empresa está inserida a oportunidade de enriquecimento social e cultural. Temos a missão de ser uma empresa socialmente responsável, incentivando a preservação dos recursos naturais para futuras gerações. Esta é uma das ações que promovemos”, enfatiza Cilene Almeida, Assistente de Diretoria da Woodbridge Brasil.
Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Capivari realizará a Semana do Meio Ambiente com o intuito de promover a sustentabilidade, incentivando a reciclagem de materiais do cotidiano das pessoas. Sendo assim, de 5 a 8 de junho, das 8h às 17h, será realizada uma exposição de maquetes dos alunos dos 9ºs anos das escolas Augusto Castanho e Laura Quagliato, no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) localizado no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal). O mesmo fica localizado na Rua João Gonçalves de Oliveira, nº 27, bairro Santa Terezinha.
Para a mostra, foi repassada a proposta do desenvolvimento de maquetes que contextualizem os impactos causados ao meio ambiente pelos seres humanos, visando despertar a sustentabilidade. Entre os temas propostos estão: Desmatamento, Ilha dos Plásticos, Poluição Industrial, Lixo Urbano, Queimada e Caça Predatória. Os alunos devem apresentar propostas de atitudes responsáveis como: reciclagem, coleta seletiva, compostagem e economia de recursos naturais.
Votação e premiação
Quem passar pelo local poderá participar de uma votação, na qual escolherá a maquete que mais gostar. Os grupos das três mais votadas serão premiados com uma visita ao Museu da Água em Indaiatuba a ser realizado na tarde de 29 de junho.