A jovem Francine Daroz Cancian, 19, foi a grande vencedora do VIII Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí, na turma do 11º e 12º semestres, que aconteceu entre os dias 14 e 19 de outubro. A edição interna reuniu 120 candidatos, todos alunos do Conservatório de Tatuí.
O anúncio dos vencedores foi realizado na noite de sábado, 19, após o concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, no teatro Procópio Ferreira.
Neste ano, o Concurso Interno de Piano antecedeu as provas da edição nacional, transformando a semana em um evento especial para a área. Além das provas, diariamente foram realizados concertos e recitais.
Nos 11º e 12º semestres, venceram 1º lugar – Francine Daroz Cancian, 2º lugar – Luisa Teixeira Sciotti e 3 lugar – Isabella Manhoni Lima. O prêmio de Melhor Intéprete de Guarnieri foi para Francine Daroz Cancian e menções honrosas concedidas a Gabriela Figueiredo de Campos e Natália Lubcke de Oliveira.
Segundo o pianista Fabio Luz, aclamado pela crítica internacional, o concurso teve alto grau de dificuldade. “Foi uma ocasião genial para encontrarmos jovens de grande talento e muito bem preparados, pois o concurso é dificílimo e exige alto nível de preparação. Foi uma responsabilidade e um prazer muito grande”, disse ele, que reside na Itália e já foi aluno e coordenador da área de pianos do Conservatório de Tatuí, na década de 80.
O concurso foi realizado como forma de incentivar a execução pianística e compartilhar conhecimentos dos pianistas brasileiros promovendo intercâmbio entre estudantes, professores e apreciadores de música, além de revelar novos talentos e divulgar a obra pianística de compositores brasileiros.
Para a coordenadora do concurso, Cristiane Bloes, o evento atingiu os objetivos propostos. “Recebemos candidatos muito bem preparados. Foi uma missão difícil para nosso corpo de jurados, mas acreditamos que todos os objetivos foram atingidos”, destacou ela.