Como vimos Jesus é conhecido por muitos nomes e cognomes, o que muitos desconhecem é que Jesus é chamado de Yaweh, Elohim ou Elohim Yaweh. Como os jeovistas são zelosos pelo Seu nome resolvi basear-me na tradução bíblica Novo Mundo, que por sua vez é traduzida da inglesa Watch Tower Bible. É claro que busco dicionários bíblicos, comentários teológicos e outras vertentes para substanciar-me.
O nome Jeová vem do hebraico YHWH (Yahweh), tetragrama significando “Aquele que existe por Si mesmo”, pelo qual os israelitas distinguiam o Deus verdadeiro dos falsos (ver Ex. 3:14-15). Essa palavra não tem uma pronúncia correta, mesmo entre os rabinos – a mais aceita de acordo com a filologia é Yaveh.
Esse nome foi considerado tão sagrado pelos judeus, que tinham temor de vocalizá-lo, e substituíram-no por “Adonay” que quer dizer Senhor. Isto ocorreu na tradução grega Septuaginta, onde trocavam YHWH por Kyrios (Senhor). A tradução bíblica para o latim (a Vulgata), conforme o Prof. Jonathan Matthies, e as edições católicas e protestantes inglesas e portuguesas seguiram tal costume; a exceção ficou com a “Novo Mundo”. YHWH aparece 6823 vezes no A.T.” (Dic. Bib. Adv. Del Sépt. Dia). O uso simultâneo do tetragrama e Adonay, fez com que as fundissem formando Jeová (Yaweh) que se tornou corrente desde Petrus Galatinus em 1518. É o nome do Deus Criador e Sustentador de todo o Universo, o Elohim, que fez o pacto com Abraão, o El Shadday, o Deus Onipotente; da revelação e da graça. (ver Dic. da Bíblia de John D. Davis)
Há muitos nomes derivados de Jeová: Josué, Jeremias, Jesus, Jeosafá, Joel, e a lista é enorme. Há também uma variada composição com Jeovah para designar a Deus: Jeovah-jireh = Jeová proverá (Gen. 22:14); Jeovah reoka = Jeovah Sanador (Ex. 15:26).
Elohim é outra palavra para Deus no plural. Em Gen. 1:1: No princípio criou Elohim (Deus no plural) o céu e a Terra. Em hebraico não existe número, as letras expressam os valores, assim a letra “E” vale 1, a “L” vale 30 e a “oh” vale 80, somadas são 111, isto é, 1, 1,1, ou seja, um Deus formado por três Pessoas. Moisés disse: “Ouve ó Israel: Jeová nosso Deus é um só Jeová” (Deut. 6:4). Os israelitas nunca aceitaram o politeísmo, mas um só Deus formado pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Gen. 2:24 ilustra: “serão os dois uma só carne”. Em português, ao se dirigir a um juiz ou senador usa-se o tratamento de vossa excelência plural, referindo a uma só pessoa. O termo Elohim é também usado para coisas grandiosas e difíceis (ver Gen. 30: 11; Ex. 9:28). Em Gen. 14:19:21 o rei e sacerdote de Salém Melquisedeque abençoou Abraão em nome de Elohim traduzido por “Deus Altíssimo, produtor do céu e da terra”.
Na Bíblia Novo Mundo está (Gen.1:26-27): “façamos o homem à nossa imagem”; em Gn 2:4 cita “Jeová Deus fez a Terra e os céus, no versículo 7-22, Jeová Deus criou o homem e a mulher portanto, Jeová é o Criador e Ele pode ser corretamente chamado Elohim, no plural “façamos”, uma unicidade do Pai, Filho e Espírito Santo na ação criativa. Em Colossenses 1:13-20, a mesma tradução dos Testemunhas de Jeová, numa clara alusão a Jesus Cristo, diz que Ele (Jesus), a imagem de Deus, que salvou os homens pelo Seu sangue derramado no madeiro, é o Criador de todas as coisas do céu e da terra, visíveis e invisíveis em quem está toda a plenitude da divindade (ver Col. 2:9) e por meio dele temos paz (Isa. 9:6 e João 14:27). Jesus é identificado como Elohim e como Jeová.
Isa. 40:3-5 prediz: “Alguém está clamando no ermo: desobstruí o caminho de Jeová, fazei reta a estrada para o nosso Deus… revelará a glória de Jeová e toda a carne … terá de vê-la, pois, a própria boca de Jeová falou”. Mat. 3:1-3 esclarecem: João (o Batista) clamava no deserto o arrependimento, ele era o prenunciado por Isaías. Marc. 1:1-4 acresce: Jesus era “as boas novas” anunciadas por João, o pregoeiro predito por Isaías e o próprio João confirma: “eu sou a voz clamando no deserto: ‘fazei reto o caminho a Jeová’”. Assim a edição da Novo Mundo clarifica: Jesus é Jeová.
Em Isaías 44:6 Jeová, rei de Israel, Resgatador diz: eu sou o primeiro e o último e Apocalipse 4:8 e 1:5-8 esclarecem: Jesus, que nos salvou com seu sangue, que virá e todo olho o verá, é o mesmo Jeová, o Alfa e o ômega, que era, é, e virá, o Primeiro e o último, o Todo- poderoso.
Moisés canta sobre a Rocha em Deut. 32. 4,6,15,18 e revela que Jeová, a Rocha era o mesmo Jesus Cristo (ver o verso 36 compare com João 5:22). Há muitas outras passagens conclusivas na Bíblia dos Testemunhas de Jeová mostrando que Jesus e Jeová são a mesma pessoa, mas deixo de analisá-las por falta de tempo e espaço.