24/10/2014
Jamaica – Montego Bay, Ocho Rios e Negril
Artigo | Por Aline Pinheiro*
Primeiro, se for voar a Jamaica vá de Copa Airlines. É a melhor e você ainda para no Panamá para umas comprinhas de eletrônicos e Panamá Hat. A Jamaica é um destino incrível, com montanhas, praias maravilhosas de agua quente, aventura, resorts encantadores e pessoas amigáveis.
O único problema da Jamaica é como as pessoas dirigem. Correm muito. Você entra no traslado para ir ao hotel e parece que entrou em um carro de formula 1. Bom, tirando isso… a comida é excelente e com muita pimenta. O Reggae toca a todo momento e as pessoas amam dançar. O dólar Jamaicano é bem desvalorizado em relação ao dólar americano, por isso cuidado com as conversões.
Leve dinheiro (pode ser dólar americano mesmo), pois em muitos lugares o cartão não passa.
Montego Bay
É considerada a capital turística da ilha, também é conhecida por abrigar o maior festival de reggae do mundo, o Reggae Sumfest. Em MoBay estão localizadas algumas das praias mais procuradas da Jamaica, como a Walter Fletcher, que fica dentro do Parque Temático Aquasol e a Doctor´s Cave Bay, no Parque Marinho de Montego Bay. A primeira, de águas tranquilas e areia fina, é perfeita para quem procura diversão. Lá, é possível alugar jet skis, andar de banana boat e pular de trampolins aquáticos. Já a segunda, que ficou conhecida por conta da lenda de que suas águas curavam qualquer doença, conta com uma bela estrutura de restaurantes, lojas e chuveiros de água doce, além de estar localizada na zona Hip Strip. Essa área é muito frequentada por turistas e abriga restaurantes, clubes noturnos e campos de golfe. À noite, todo mundo dança ao ritmo do reggae. Para quem gosta de compras, o Pier One reúne várias lojas, restaurantes e uma marina. Também guarde um tempo para conhecer o Bob Marley Experience & Theatre, que fica no Half Moon Shopping Village, complexo de compras e entretenimento onde há um teatro exclusivo para fãs do cantor.
Outra experiência muito fascinante está em Falmouth, mais precisamente na Laguna Luminosa. A lagoa é rodeada de um pântano com milhares de organismos que emitem luz e promovem um verdadeiro show da natureza.
Ocho Rios
A cidade é a porta de entrada dos grandes transatlânticos. Muito calma e mistura aventura nas montanhas com praias. Na Dolphin Cove, um aquário marinho natural construído na praia, é possível nadar com tubarões, arraias ou golfinhos. Mas o mais empolgante é escalar as cachoeiras do Rio Dunn, aconselho vocês a descerem até a praia e depois subirem pela cachoeira. Reservar um tempo para dar uma passada por Nine Miles também vale a pena. A apenas duas horas de carro de Ocho Rios, a vila onde nasceu Bob Marley abriga um museu dentro da antiga casa do cantor.
Negril
Uma mistura tranquilidade com musicalidade. A praia de 7 Mile Beach também é perfeita para quem pretende relaxar. Para aprender um pouco mais sobre a cultura rastafári, é possível fazer um city tour com um guia local, que levará o turista aos lugares históricos de Negril, como o farol centenário da cidade.
Uma atração à parte é o Rick’s Café que já foi destruído por dois furacões.Além da comida excelente, você poderá ver pessoas pulando o penhasco para dar mergulhos no mar e o pôr-do-sol mais encantador da Jamaica.
Melhor época para visitar: Quase sempre faz calor. A temperatura varia de 20ºC a 35ºC durante o ano. Na época mais agradável, de dezembro a abril, os termômetros ficam na faixa dos 25º. Os melhores meses para fugir dos preços altos são maio e junho. Há furações na região, a temporada vai de julho a novembro, consulte a meteorologia ou seu agente de viagem antes de embarcar.
(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.