Na pauta da Ordem do Dia, da 2ª Sessão Ordinária do Legislativo de Rafard, realizada na quarta-feira (17), estava prevista apenas a votação de um Requerimento e uma Moção de Congratulações.
A moção, de autoria do vereador Rogério Dias Rodrigues, foi aprovada por unanimidade e concedida ao consultor de negócios da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Marcus Marcelus Bueno, pelos serviços prestados em Rafard e região.
O Requerimento 012/2021, de autoria do vereador Luís Fernando Zape, que solicita informações ao Executivo sobre as áreas de terra localizadas no final da rua Colonização, também foi aprovado por unanimidade.
Confira o que foi destaque na fala dos vereadores durante o uso da tribuna livre:
Rodolfo Minçon
O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Rodolfo Minçon. Ele anunciou a vinda de recurso no valor de R$ 250 mil para uso na recuperação das estradas rurais, em serviços como drenagem e cascalhamento.
Também foi citado pelo vereador a urgência na construção de lombadas na avenida dos Moreiras, onde há relatos excesso de velocidade por parte de alguns motoristas.
Minçon, que é vereador e funcionário público municipal, citou as publicações em redes sociais, de acusações e ofensas dirigidas aos funcionários da Prefeitura de Rafard. Ele entrou em defesa dos funcionários e afirmou que acusações não podem ser toleradas, e que denúncias, munidas de provas, devem ser feitas diretamente aos órgãos competentes.
Zape
O vereador Luís Fernando Zape falou sobre o Projeto de Lei, de sua autoria, que prevê alteração na Lei Municipal 699/1989, que dispõe sobre a gratuidade de transporte de portadores de deficiência em transporte público no município.
Zape explicou, que a referida Lei precisa ser atualizada, para que passe a atender portadores de outras deficiências, como os autistas. Ele citou também, uma de suas propostas de projeto de lei, que é a emissão da carteirinha de identificação dos portadores de autismo.
Em sua fala, citou ainda, a limpeza pública na cidade e a atenção do Executivo na limpeza da área do bairro da Bomba, onde foram demolidas as casas da área de risco.
Doca
O vereador Doca começou sua fala agradecendo o trabalho da prefeitura no cascalhamento das estradas de Itapeva. Ele também alertou sobre os veículos em alta velocidade na avenida dos Moreiras, e cobrou a implantação de lombadas.
No bairro popular, Doca sugeriu a instalação de mais academias ao ar livre, com atenção na parte baixa do bairro. No bairro Sete Fogões, Doca também sugeriu parcerias para atendimentos na Saúde e na creche. Ele afirmou que estará acompanhando o prefeito Fábio dos Santos em reunião na Prefeitura de Tietê, para firmar o projeto.
Doca encerrou sua fala, defendendo um convênio entre a Polícia Militar e Guarda Civil, para que os guardas possam ter mais poder de atuação no município, inclusive com aplicação de multas de trânsito.
Marcelo da Silva
O vereador Marcelo falou sobre um problema de acúmulo de água no final da rua Martim Francisco, no Centro da cidade. Ele afirma que esteve no local e que há constante acúmulo de água, inclusive com risco de proliferação da dengue.
Sobre o bairro Lurdes Abel, Marcelo falou sobre a necessidade de obras para a construção de mais escadas de acesso, e também a solução de problemas de acúmulo de água. A limpeza, inclusive com foco na parte baixa da Popular, foi lembrada pelo vereador, que citou o relato de uma moradora, que por conta do mato alto, foi picada por um escorpião.
Ernesto Brigatti
Brigatti pediu atenção do Executivo sobre as más condições de trabalho dos funcionários que estão nos poços artesianos e bombas de abastecimento de água. Ele cobrou a construção de banheiros, iluminação e abrigo nos poços.
O vereador reforçou ainda a importância da arborização no município, através de um projeto de plantio de árvores. A necessidade da abertura de uma lotérica no bairro Popular, também foi um de seus assuntos, e citou também os problemas de acesso à energia elétrica no bairro Itapeva.
Pedro Rosa
O vereador Pedrinho falou sobre o Projeto de Lei de sua autoria que prevê a instituição, em Rafard, do Dia das Pessoas com Necessidades Especiais. Visando a realização de atividades e iniciativas de conscientização.
Outro assunto de Pedrinho foi sobre o bairro da Bomba, que há anos sofre as consequências de uma vertente contínua de água na última rua do bairro. Ele afirmou que o caso é antigo, e que perdura por mais de 30 anos.
Pastor Rogério
O vereador Rogério também falou sobre a Fazenda Itapeva, citando as questões ligadas a documentação e serviços de energia. Ele também fez a solicitação de placas com nomes das ruas, a começar pelo bairro da Bomba. Outra cobrança diz respeito à limpeza da área onde foram demolidas as casas do perímetro considerado área de risco.
A construção de mais escadas e rampas de acesso no bairro Lurdes Abel também foi tema da fala do vereador na tribuna. Ao final, ele elogiou a iniciativa do governo municipal, de permanecer com a distribuição de medicamentos na Unidade de Saúde, em pontos facultativos e feriados.
Fontolan
O presidente da Casa, Alexandre Fontolan, resumiu a reunião com a CPFL, na semana passada, e citou os temas discutidos, como a poda de árvores e a construção da subestação de energia no Distrito Industrial.
Ele falou sobre a emenda parlamentar, através do deputado federal Carlos Sampaio, no valor de R$ 200 mil para a reforma do salão social do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan. Outro assunto foi o parcelamento do pagamento de alvará dos comerciantes, uma medida adotada pela atual gestão, que já havia sido tema de suas indicações.