O médico infectologista Eduardo Fakiani Macatti morreu na última quarta-feira (19), aos 45 anos, por conta de complicações provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Ele estava internado no hospital da PUC-Campinas, o Celso Pierro, há mais de dois meses. Não há informações se ele sofria de comorbidades.
O infectologista morava em Capivari e atuava no Hospital São Francisco, em Americana; no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em Indaiatuba; no Hospital Celso Pierro, em Campinas; e no Hospital Unimed Capivari.
Eduardo era médico intensivista e realizava plantões no Hospital São Francisco, e desde o início da pandemia atuava na linha de frente nos atendimentos aos pacientes contaminados.
Um profissional da saúde que trabalhava com o médico no Hospital São Francisco e pediu para não ser identificado conversou com a reportagem na tarde desta quarta-feira.
“Ele não desistia de nenhum paciente, fazia mais do que estava ao alcance. Não tenho palavras pra expressar a dor da perda pra gente, porque tem sido um momento muito difícil, estamos trabalhando com capacidade quase no limite na UTI, e é muito pesado pra nós. A gente perde um amigo de plantão e da vida”, afirmou. “Ele morreu fazendo o que ele amava”.
O médico atuou por 15 anos como coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HAOC.
“As mais sinceras condolências para esposa, filhas, família, amigos e colegas de trabalho. Desejamos, ainda, conforto, paz, e muita força para enfrentar a perda”, divulgou o hospital.
“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Eduardo Macatti. Ele era Médico Infectologista do Hospital Unimed Capivari. Nossos mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares”, lamentou o hospital.
Em nota assinada pelo superintendente Antônio Celso de Moraes, o Hospital da PUC-Campinas afirmou que expressa à família “o nosso mais profundo pesar e solidariedade, rogamos a Deus para que o acolha em sua infinita misericórdia e dê o necessário conforto aos corações daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele”.
O Hospital São Francisco ainda não comentou o falecimento do profissional.