Na tarde da última terça-feira, 29, aconteceu uma inauguração histórica para o município de Capivari. A moderna ponte “Dr. João Assad Neto” foi oficialmente apresentada, concretizando um sonho de mais de 50 anos da população, com o objetivo de viabilizar o acesso entre a região central e os bairros Estação, Nova Aparecida e Vila Fátima. Com a entrega desta obra, o trânsito na região passou por mudanças, que já vigoram desde a inauguração.
Esperada há décadas pela população, a obra permite a ligação entre a rua Padre Fabiano e os bairros das regiões da Estação e Vila Fátima, ajudando a desafogar o trânsito do Centro em horários de grande concentração de veículos.
“Assim como o Dr. João Assad Neto, que dá nome a essa obra, foi um marco do nosso Direito, essa ponte será um marco para a cidade. Em nosso primeiro mandato, já são sete pontes construídas. Para vocês terem ideia, em toda a história da cidade, foram 11. E vamos continuar mudando a história de Capivari”, avisou o prefeito Vitão Riccomini em seu discurso.
O vice-prefeito Bruno Barnabé reforçou o investimento da atual administração em obras que trazem grandes mudanças para o cotidiano do município. “Essa ponte vai mudar a realidade de Capivari. E essa é a tônica do nosso governo: entregar obras que há muito são esperadas pelo povo”, reforçou Barnabé.
O primeiro projeto de uma ponte que ligasse a região do Centro com os bairros do outro lado do Rio Capivari foi assinada em novembro de 1950, mas nunca tinha saído do papel. Após esses 74 anos, a ponte inaugurada nesta semana, possui com 30 metros de extensão por 14 metros de largura e seis vigas, contanto ainda com passeio para a passagem de pedestres. O projeto ainda inclui melhorias em todo o entorno da ponte, sob comando da Secretaria de Projetos, Convênios e Captação de Recursos (SEPROJ), responsável pelo projeto da ponte.
Filho do patrono que dá nome a nova obra, o advogado Egon Marostegan Assad confessou a emoção com a homenagem e toda a cerimônia. “É uma obra importantíssima para Capivari e tenho certeza que meu pai estaria orgulhoso dessa homenagem”.
Foi o Ford LTD 1977, adquirido em 1983 pelo Dr. João Assad Neto, e mantido até hoje pela família, o primeiro veículo a passar pela ponte, seguido de cerca de 20 carros antigos de propriedade de colecionadores do Clube 468 de Veículos Antigos de Capivari.
Trânsito
Com o novo trecho, os condutores que buscam acessar os bairros mencionados deverão seguir pela rua Padre Fabiano, já que a rua XV de Novembro, via paralela que possuía mão dupla de tráfego, passará a ser exclusiva para os motoristas que trafegarem no sentido oposto, ou seja, que viajam sentido região central.
“A rua Padre Fabiano terá sentido único, assim como a rua XV de Novembro em toda a sua extensão, servindo assim pra ligar um pouco a outro ponto da cidade. Isso melhorará muito o fluxo de veículos principalmente no horário de pico. Aqui será o primeiro ponto da cidade que contará com uma lombada eletrônica próximo a nova ponte, para não só controlar o limite de velocidade, mas também funcionar como parte da muralha de segurança que auxilia no monitoramento do município. Agradeço e parabenizo o prefeito Vitão, pela coragem e competência de fazer uma obra dessa magnitude”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Júnior.
Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana sinalizaram as proximidades para orientar os condutores sobre as mudanças. Além disso, as redes sociais da Prefeitura de Capivari publicarão conteúdos nos próximos dias com a finalidade de fixar essas informações ao público da cidade. Estima-se que com a nova ponte, o trânsito terá melhora significativa em sua fluidez, especialmente nos horários de pico durante a semana.