Leondenis Vendramim

Imortalidade ou Ressurreição

Há um desconexo entre a imortalidade e a ressurreição escriturística. Ainda que alguns queiram dizer que o corpo, ou, a carne morta é que ressuscitará, não há como conceber tal raciocínio, pelo menos biblicamente.

Já vimos, quando ao criar Adão, Jeová fez um boneco de barro, um corpo inerte, sem qualquer sentimento ou raciocínio. A tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada diz: “Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, (ar) e o homem tornou-se alma vivente”. Ou, como diz a Holy Bible New International Version: “então o homem tornou-se um ser vivente”. (Gên. 2:7) Não há como deduzir diferente. O boneco tornou-se um ser vivo, ou o equivalente, tornou-se uma alma viva. O homem não tem dentro dele uma alma, ele é uma alma. Quando Adão morreu deixou de ser alma vivente, ele tornou-se terra. Adão morreu, deixou de ser, acabou. Ele não tem mais qualquer participação ou relacionamento com os vivos. “Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto” Os mortos estão inconscientes, não se lembram de nada, não tem medo, amor, ódio, (Ecl. 9:4-6) ao morrer acabam seus sentimentos e desígnios. (Sal. 146:4)

Fosse a alma, ou o homem (ou o espírito) imortal, não precisaria ser ressuscitado, porém a Bíblia é categórica: “Não maravilheis disto, pois vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:28). Está muito claro, um dia todos os mortos ressuscitarão.

Paulo explica: “Cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também… os que morreram em Jesus, Deus os trará à vida com Ele. Dizemo-vos pela Palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor (Jesus) não precederemos os que dormem.

Imortalidade ou Ressurreição (Depositphotos)
Imortalidade ou Ressurreição (Depositphotos)

Pois o mesmo Senhor com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”. (1 Tes. 4:15-17) Em 1 Cor. 15:51-54 Paulo escreve: Nem todos estarão mortos, mas num piscar, ao soar a trombeta de Deus, os mortos ressuscitarão com um corpo incorruptível, imortal e glorioso e os vivos serão transformados num corpo igual aos ressurretos. Os salvos, que não passaram pela morte, serão transformados, terão corpo físico, mas imortal, imperecível (Após 21:4), glorioso, (radiante), incorruptível (não adoece, nem envelhece, nem se cansa, vigoroso e feliz). Então todos os salvos subirão ao encontro de Jesus nos ares.

O patriarca Jó expressa sua esperança inabalável: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, com os meus próprios olhos, eu, e não outros. Como o meu coração anseia dentro de mim!” ( Jó 19:25-27)
É a mesma esperança de Paulo: “Quanto a mim… o tempo de minha partida (da morte) está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele dia; não somente a mim, mas a também todos que amarem Sua a vinda.” (2 Tim. 4:6-8)

Leia também:

  1. Um segundo julgamento?
  2. Imortalidade e Julgamento
  3. A alma é imortal?

A segurança tanto de Jó, homem íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:1) como do apóstolo Paulo, Vaso escolhido por Deus para levar o Seu nome (Ato 9:15) estava no dia da volta de Jesus, quando participarão da ressurreição dos salvos, não aguardavam uma vida paradisíaca pós-morte imediatamente. A expressão “aquele dia, ou, naquele dia” era comumente usada como alusão ao dia da ocorrência desse evento. (Is. 11:10-11, Amós 8:9; 2 Pe. 3:10)

Dizem as Escrituras Sagradas, que Deus criou Adão e Eva à Sua imagem e semelhança, já adultos, almas viventes, com capacidades física, moral, mental, emocional. Eram seres humanos holísticos, isto é, não se consegue separar uma capacidade da outra, eles e todos os humanos são de natureza una. O plano de Deus é ressuscitar os mortos, ao toque da trombeta de Jesus, transformar vivos e ressuscitados à Sua imagem e semelhança como eram os nossos pais Adão e Eva, perfeitos com todas as habilidades e de compreender a Deus.

“E porque isso te farei, prepara-te para encontrares com o teu Deus”. Amós 4:12

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?