O Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) recebeu em seu gabinete, na sexta-feira (24/09), a visita do Diretor do Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns, Dr. Pedro Pontin.
Em parceria com o diretor, Morais está solicitando ao Governo do Estado de São Paulo o aumento de recursos do orçamento do Estado, para possibilitar a ampliação da ocupação e atendimentos do Hospital.
O Hospital foi inaugurado em 2018, oferecendo atendimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região de Piracicaba, nas áreas cirúrgicas de ortopedia, geral, oftalmologia e otorrinolaringologia.
O planejamento era para que a unidade ampliasse os atendimentos gradativamente até alcançar os 100% da capacidade das Instalações. Porém com a pandemia o Hospital passou a atender, desde março de 2020, quase com exclusividade a casos de contaminação por Covid-19.
Foram muitos tratamentos e internações em Unidades de Terapia Intensiva que auxiliaram o município a manter índices equilibrados durante os momentos mais críticos da pandemia.
Atualmente o Hospital está utilizando apenas 40% da sua capacidade de atendimento. Com a queda dos números da pandemia, há condições de alcançar a capacidade máxima de ocupação dos espaços e retomadas de cirurgias.
O plano do Diretor é avançar mais uma fase na ocupação da unidade e quadruplicar a quantidade de cirurgias para continuar a atender as necessidades das 26 cidades que abrangem a DRS X, como é também a luta da Diretora Regiane Portes Mendes.
“Com a queda dos casos e o aumento das pessoas vacinadas, a tendência é que a gente consiga retomar os atendimentos nas áreas cirúrgicas e por meio de parceira com o Governo do Estado, a Fascamp/Unicamp e o Departamento Regional de Saúde ativar os 100% da nossa capacidade”, destaca Pontin.
O Deputado Roberto Morais, está otimista com relação à receptividade do Governo de São Paulo.
“Já estive com o vice-governador Rodrigo Garcia, tratando do tema, e ele confirmou o empenho do estado em garantir esses recursos.
Esperamos que já sejam disponibilizados no orçamento que deve ser votado este mês na Assembleia”, projeta Morais.