O resultado do Projeto Horta Educativa, uma iniciativa inovadora trazida pela prefeita Maria Ruth B. de Oliveira para Mombuca, foi uma colheita abundante de verduras frescas e produzidas na própria escola com a ajuda dos alunos.
A Horta Educativa foi instalada na EMEI Aparecida Farah José e tem o objetivo de ensinar para as crianças a importância do cultivo, plantio, cuidados com as sementes e, ainda, a opção de alimento mais saudável. Até agora, já são mais de 60 crianças envolvidas com o projeto que cultiva hortaliças como alface, rúcula e chicória e legumes como beterraba e cenoura.
“A Horta Educativa é uma forma de incentivar as crianças a comerem legumes e verduras. Eles aprendem e se divertem vindo até a horta para ajudar. É mais um projeto que nos dá orgulho de ver funcionando em Mombuca”, conta Maria Ruth.
Para o engenheiro agrônomo Guilherme M. H. Dorreli, da Casa da Agricultura, as atividades na horta vão além do cultivo. “As crianças aprenderam a fazer minhocário, coleção de sementes, semeadura, entre outras atividades que despertam a curiosidade delas, e isso, faz com que queiram experimentar as hortaliças e legumes”, explica Guilherme.
O Projeto é um trabalho conjunto da Diretoria Municipal de Educação, Casa da Agricultura e Fundo Social de Solidariedade.