Leondenis Vendramim

Homem x Mulher

Em 1985, Gustave Le Bon, psicólogo social, declarou: “as mulheres são as formas mais inferiores da evolução ‘humana’” e, em pleno século XXI, James Damore, engenheiro da Google, publicou serem as causas biológicas motivos da falta de mulheres em cargos de tecnologia e liderança.

Volto a Gn 2: 18 onde Deus declara ter feito a mulher de uma parte de Adão. Alguém que lhe correspondesse. O verbo corresponder tem o significado de semelhante, do mesmo valor, à altura de, não seriam menos inteligentes, apenas diferem com base em seu papel social. O cérebro da mulher está voltado à empatia, à emoção, ao social, e à intuição, enquanto o do homem liga-se mais à razão e ação.

Note este resumo de uma psicóloga sobre as diferenças entre homens e mulheres:

Publicidade

1) Os homens só fazem uma coisa de cada vez; as mulheres fazem várias coisas ao mesmo tempo. Não comente nada com seu marido enquanto estiver fazendo a barba, a probabilidade de ele vir a se cortar é beeeem maior. É difícil entender, mas é a verdade.

2) As mulheres dizem coisas com significados totalmente diferentes do que realmente expressam. Se ela disser “você que sabe”, o homem pode ter certeza: ela está dizendo “não vou mais dar opinião, faça como quiser, depois não reclame. Você vai me dar razão. Como sempre, aliás”.

3) Segundo os psicólogos, as mulheres são melhores que os homens em interpretar a linguagem não-verbal (movimentos das mãos, do corpo, as expressões do rosto…). Isso explica muitas coisas.

4) Se a Adriana, a Luciana, a Patrícia e a Mariana vão almoçar juntas, elas tratar-se-ão por Adri, Lu, Pati e Mari. Se o Leandro, o Carlos, o Mateus e o Fábio vão sair, tratar-se-ão por Gordo, Cabeção, Brother, e Sequela.

5) A mulher aprecia filmes românticos e em que só se deveria morrer por amor. Os homens gostam de filme em que muita gente morre, se possível com grandes explosões.

6) A quantidade de objetos no banheiro é proporcional às necessidades de cada um. Um homem tem cerca de cinco objetos: escova de dentes, espuma de barbear, gilete, sabonete e uma toalha. A mulher necessita de centenas e se irrita se ele perguntar “você precisa de tudo isso?”. Sim, precisamos. E deixe como está.

7) A última palavra é sempre da mulher. Qualquer coisa que um homem disser depois de terminar uma discussão já é o início de uma outra.

8) Há coisas que só as mulheres entendem, por exemplo: A diferença entre as cores branca, creme, bege e branca-pérola; a necessidade de ter cinco pares de sapatos pretos, almoçar uma salada, bebida zero e um sorvete de chocolate como sobremesa.

9) “Demoro 5 minutos”. A maioria das mulheres demora, em média, 40 minutos para se arrumar antes de sair de casa. Esta frase significa que, provavelmente, ainda nem escolheu que roupa vai vestir.

10) “Já estou saindo”. A maioria dos homens adora dizer isso antes de sair de casa. Esta frase significa que, provavelmente, eles ainda nem entraram no banho. É só para apressar a mulher.

Deu pra captar porque não adianta se estressar?

Na balança o homem não se inferioriza à mulher. A constituição física masculina é superior, ele é mais racional; foi criado para ser a cabeça pensante da mulher e da família. Claro que isto é regra geral, e existem inúmeras exceções.

A recomendação divina é que o homem ame a sua esposa a ponto de dar-lhe a vida se necessário. Abraão amou tanto sua mulher Sarah a ponto de ela obedecê-lo e chamá-lo “meu senhor” (1 Pe 3:6). O amor é a base da harmonia entre marido, mulher e filhos.

Na cerimônia juram amarem-se mutuamente na tristeza, na doença como na abundância. Não se pode conceber a ideia de tais casais separarem-se durante a primeira divergência. Pior ainda, os feminicídios aumentam assustadoramente. E alguns dizem ser por amor, não conseguiam suportar a separação. O amor é benigno, não se prevalece de sua força, não age inconvenientemente, não se irrita, tudo suporta (1Cor 13:4-8). Quando José soube da gravidez de Maria pensou que o havia traído e decidiu deixá-la secretamente para não difamá-la (Mat. 1:18-19).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo