MombucaNotícias

Há dois anos, Mombuca não tem casos de dengue

02/03/2015

Há dois anos, Mombuca não tem casos de dengue

Coordenador da Saúde atribui a estatística positiva à ação conjunta entre população, agentes de saúde, Vigilância Sanitária, Prefeitura e Câmara
Coordenador da Saúde, Freddy Sanchez, e prefeita Maria Ruth de Oliveira se reuniram no último dia 12 (Foto: Divulgação/Prefeitura Mombuca)
Coordenador da Saúde, Freddy Sanchez, e prefeita Maria Ruth de Oliveira se reuniram no último dia 12 (Foto: Divulgação/Prefeitura Mombuca)

Mombuca não registrou nenhum caso de dengue nos últimos dois anos, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Para o coordenador da Saúde, Freddy Sanchez, isso é um diferencial da cidade. “Tivemos apoio de toda a população para exterminar o mosquito em sua fase de criadouro”, diz. “Contamos também com os agentes de saúde, com o trabalho da Vigilância Sanitária e com o apoio da Prefeitura e da Câmara para dar prosseguimento a esse trabalho.”

De acordo com a prefeita Maria Ruth de Oliveira (PR), é preciso manter esse padrão zerado, pois a estatística é positiva para a saúde de Mombuca. “Estive em reunião com o médico e coordenador da Saúde, Dr. Freddy, no último dia 12, e ele me apresentou um importante dado para Mombuca”, diz. “Agradeço aos moradores pelo empenho e a equipe da saúde pelo trabalho realizado em nossa cidade”, completa.

Apesar disso, Sanchez reforçou que a população deve permanecer atenta com a prevenção e com a conscientização. “Precisamos continuar eliminando os criadouros, porque não adianta cuidar apenas da minha residência, já que o mosquito pode voar por 100 metros, explica. “Precisamos fazer um trabalho de conscientização de vizinho a vizinho”, frisa o médico.

Publicidade

Ainda segundo ele, os cuidados para evitar a dengue são simples, mas muito eficazes: “coloque areia nos pratinhos das plantas dentro e fora de casa; coloque em sacos plásticos as cascas de ovos, latinhas, tampinhas de garrafas e qualquer objeto que possa acumular água; feche bem o saco plástico das lixeiras e lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas de água e comida de animais domésticos”, explifica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo