06/06/2014
Guardas concluem treinamento para policiamento com cães
Agentes receberam preparação teórica e prática durante 15 dias; inaugurado em março, canil da GM tem cinco animais
CAPIVARI – Dois guardas municipais capivarianos completaram na segunda-feira, 26, o treinamento teórico e prático para policiamento com cachorros oferecido pela Guarda Municipal de Itapevi, na Grande São Paulo. Durante 15 dias de curso – aplicado sem custo a Capivari –, os guardas Régis Cardoso e Walter Minçon tiveram aulas de cinofilia e cinotecnia, aprendendo técnicas de adestramento e atuação com cães para diversas tarefas, como ataques, defesa e busca de entorpecentes.
Eles se juntam agora aos guardas Leandro de Paula, Marcos Soares e Jeferson Sustein, que se especializaram em 2013 em policiamento canino, também em Itapevi, e formam o grupamento do canil, inaugurado em março deste ano.
A Guarda Municipal conta com cinco animais: dois labradores, um pastor belga malinois, um pastor alemão capa preta e um rottweiler. Os cães são preparados para atuar em ocorrências de farejamento (como na busca por entorpecentes) e policiamento ostensivo. O secretário da Defesa Social, Gamaliel de Souza, comemora o reforço. “Passamos de três para cinco guardas aptos para trabalhar com os cães. Agora, os resultados do canil, que já começaram a aparecer, ganharão mais eficiência”, diz.