A Guarda Civil de Capivari prendeu em flagrante na manhã da última sexta-feira, dia 26, uma mulher acusada de maus-tratos contra um cachorro. O caso aconteceu no bairro Vila Izildinha.
A equipe da corporação foi acionada através do Centro de Inteligência de Operações (COI) para apoiar o Centro de Controle de Zoonoses de Capivari, que recebeu as denúncias de maus-tratos. A proprietária da residência autorizou a entrada dos agentes, que observaram uma situação extremamente insalubre.
De acordo com o boletim de ocorrência, a indiciada praticava o ato de maus-tratos contra um cachorro da raça Rottweiler, de aproximadamente cinco anos.
O laudo veterinário apontou que o animal não tinha o movimento das patas traseiras, apresentava também feridas na região das patas e glúteo, além de manifestar febre e taquicardia. O animal também estava sujo e desnutrido, pois não havia nem comida e água disponível no momento da abordagem.
Quando questionada da situação do cachorro, a dona da residência afirmou que o cachorro era posse de um ex-companheiro, que deixou o animal com ela, mesmo ele tendo ciência de que a mulher não tinha condições financeiras para cuidar do animal.
Ela foi encaminhada para o plantão policial, onde foi confirmada a prisão em flagrante da indiciada, seguindo à disposição da justiça. O animal foi resgatado e entregue aos cuidados uma ONG.
Em caso de necessidade, a Guarda Civil de Capivari atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.