A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Segurança Pública, anunciou na manhã desta terça-feira, dia 30, a criação do Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (DAT) que já está em funcionamento.
O mecanismo é uma ferramenta online, que tem como utilidade registrar ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas, sem que autoridades policiais estejam presentes no local ou que os envolvidos precisem ir a delegacia.
O DAT foi implantado graças a um convênio firmado com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e vem para facilitar o encaminhamento de boletins de ocorrência gerados nesse tipo de situações. Para utilizar o DAT, é necessário acessar o site da Prefeitura de Capivari, na aba “Serviços” e clicar no ícone “DAT”, ou através do link https://dat.capivari.sp.gov.br.
Depois disso será necessário clicar em “Iniciar Declaração” e preencher o formulário. É importante destacar que é necessário informar um e-mail pra contato.
Após a conclusão desta etapa, o Boletim de Ocorrência chegará à Guarda Civil de Capivari onde será devidamente checado e finalizado, caso não haja nenhum problema.
Em seguida, o documento será enviado via e-mail para o solicitante para que a pessoa possa tomar as atitudes cabíveis à situação. O documento emitido pelo sistema DAT tem fé pública, assim como Boletins de Ocorrência emitido pela Polícia Civil e Militar.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, o sistema será importantíssimo para viabilizar o atendimento a ocorrências desse tipo.
“O sistema DAT é a principal ferramenta para desburocratizar o processo de pequenos acidentes de trânsito, sem vítimas. O solicitante, ao preencher o formulário, recebe o Boletim de Ocorrência no e-mail em poucos dias”, afirmou.
Para mais informações, a Guarda Civil de Capivari atende através do telefone 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.