23/01/2015
Funcionários demitidos de usina terão ‘oportunidade de recolocação’ no mercado, afirma secretário de Desenvolvimento Econômico
Segundo Flávio Baggio, as indústrias que estão se instalando em Capivari têm a obrigação de contratar 70% da mão de obra local
CAPIVARI – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Baggio, disse ter recebido com pesar a notícia da demissão dos 250 funcionários que atuavam na parte industrial da unidade Bom Retiro da usina Raízen, pertencente ao grupo Cosan. A empresa anunciou a suspensão das atividades por dois anos no último dia 14, alegando ociosidade da produção devido à crise no setor sucroalcooleiro.
“Certamente é um momento difícil aos colaboradores que perderam seu emprego, porém, pedimos que tenham perseverança na procura, bem como continuem se qualificando, pois já temos empresas contratando”, afirma Baggio. Segundo ele, até o fim do ano mais indústrias estarão instaladas na cidade e divulgarão ofertas de emprego. “Assim, todos terão a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho”.
De acordo com o secretário, na assinatura do contrato com dez empresas – Comercial Renosto, Thermototal e Transportadora Transcian (ampliações); Metal One Shibauara Brasil, Rizzo Mobiliários Urbanos, BR Nova, Ezy Color, Ferragens Negrão, Colly Química e TW Espumas (novas instalações) – foi condicionada a obrigação de contratar 70% da mão de obra local.
Em nota enviada na semana passada, a Raízen informou que fará contato com empresas da região para tentar a recolocação dos profissionais dispensados, “promovendo acertos rescisórios com benefícios superiores aos previstos em lei”. A usina também disse que está aberta ao diálogo, nos âmbitos público e privado, para atenuar ao máximo os efeitos socioeconômicos da medida em particular.
“A usina Bom Retiro faz parte da história de Capivari, mas temos a certeza de que, como a própria instituição disse, esta é apenas uma paralisação. Estaremos sempre prontos a ajudá-los na retomada das atividades, em tudo o que for possível e ao alcance do município”, acrescenta Baggio.