Francisco Rossi – Comerciante. Nasceu na Sicília/Itália no ano de 1869. Imigrante Italiano vindo para o Brasil no ano de 1886, com 17 anos. Foi colono na Fazenda de Café de Pinhal. Casou -se com Emília Sturaro, com quem teve 7 filhos: Fortunato, Vicco, Elvira, Maria Assunta, Ângelo, Henriqueta e Ernesto.
As primeiras terras adquiridas no Brasil foi em Capivari no ano de 1903, antiga chácara Bela Vista que fazia divisa com a chácara da Família Pavan. Adquiriu outras terras em Capivari e Porto Feliz onde desenvolveu a Plantação de Café.
Retornou em Capivari onde comprou a Chácara na rua Fernando de Barros, onde tinha e continua as casas 726 e 732. Francisco Rossi morou com a Família por algum tempo na casa da rua Fernando de Barros, 726.
Seus restos mortais estão aqui no Cemitério “ São João Batista”. Todos os filhos e filhas já faleceram. Nessa ex- chácara passa hoje o começo da rua General Osório, Travessa Pe. Bento, rua 7 de Abril, rua Franklina de Almeida Barros e rua Osvaldo Nascimento de Souza (Gominho).
Os filhos de Orlando Beline: André Luis, Amauri Ângelo e Alexandre José. Os filhos de Henriqueta Rossi Fracetto vivos são: Izaura Fracetto Hubert, Cecília Fracetto, Regina Fracetto, Beatriz Fracetto Maschietto e Francisco Fracetto, são netos de Francisco Rossi. Ângelo Antônio Angilieri, Amélia Cristina Angilieri Barbosa são bisnetos, filhos de José Rossi Angilieri( Zequinha Fracetto).
Todos os filhos e netos Henriqueta Rossi Fracetto moram nessas ruas citadas acima. Os bisnetos: Elvira da Silva Fornazieiro, Antônio Carlos da Silva (Japão), José Ferrúcio da Silva, Jorge Silva e Alice da Silva Betim, netos da Elvira Rossi Bello, lá falecida. Shirley Rossi e Gislaine Rossi, filhas de Hermantino Rossi, são bisnetas. Romário Rossi é neto. Filho de Fortunato Rossi.
A municipalidade capivariana em homenagem à sua memória, criou a Praça Francisco Rossi. Faleceu em 14 de agostos de 1933, aos 64 anos de idade.