24/10/2014
Formatura e troca de cordões de capoeira lota ginásio de esportes
Além da troca de cordões entre os alunos, Adevair Almeida Costa foi coroado como mestre pelo seu tutor, mestre Silva
RAFARD – Aconteceu no sábado, 18, no Ginásio de Esportes Olavo de Campos Borghesi, o tradicional evento de capoeira, com troca de cordões e formatura do mestre Adevair Almeida Costa. A cerimônia, que ocorre todos os anos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino, contou com ótimo público, além da presença do prefeito César Moreira (PMDB) e do vice Carlos Roberto Bueno (PPS).
Aberto à população, o evento lotou o ginásio. Familiares de alunos, professores, mestres e interessados estiveram presentes. Também compareceram a primeira-dama Therezinha Moreira, a diretora de Saúde Ivone Infante, a diretora da Educação Rejane Marreto, o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária Márcio Jacob Hessel, o presidente da Câmara Alexandre Juliani (SDD), e os vereadores Luiz Ferreira Brito, de mesmo partido, e Daniela Parra (PSDB).
A cerimônia teve início com três rodas de capoeira, divididas de acordo com os cordões dos alunos. Após uma bela apresentação, foi a vez de coroar Costa como mestre. Mais conhecido como Marcelinho, o professor da turma, antes de receber o certificado e o cordão, ouviu a leitura de um texto feito por seus alunos. O ápice ficou por conta do campeão do mundo e tutor de Costa, mestre Silva. Após entregar o certificado e o cordão, também deu sua medalha de campeão mundial ao aluno.
“O esporte é algo indescritível. A capoeira me proporcionou tudo; devo muito a ela. Através dela aprendi a ser homem, respeitando meu adversário, meus limites e compreendendo que só com muito esforço você atinge seus objetivos. Agradeço à administração, que sempre incentivou o esporte e, claro, ao meu mestre, um grande exemplo como professor e ser humano. Como sempre digo: por trás de um mestre sempre existe um grande mestre”, disse Marcelinho emocionado.
Segundo o prefeito César Moreira, a prática esportiva também aproxima pais e filhos. “Parabéns ao Marcelinho pela conquista. Isso é reflexo de caráter e empenho. Agradeço aos pais pela presença e confiança depositada no trabalho que Rafard faz na capoeira e no esporte. A cidade sempre foi destaque nesse âmbito, pois busca formar cidadãos e não apenas atletas, visando à aproximação entre pais e filhos de modo a exercer um trabalho social extremamente relevante”, comentou durante o evento.
No final, foram formadas novas rodas, com presença dos mestres Silva, Odésio, Ozenil, Sidnei, Douglas e Marquinhos, além dos contramestres Ninja e Ciça. Os mestres e professores gingaram junto dos alunos, os quais posteriormente receberam os certificados e cordões das mãos do prefeito, do vice e de demais autoridades.