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Filosofia Social e Educacional Judaica e a Bíblia

Entre tantos temas importantes da filosofia israelita vamos, sucintamente, comentar sobre a filosofia social e educacional.

Como observamos a religião, a língua hebraica, e a vida social se fundem em Israel. O povo vivia, dividido em colônias, (Josué 13-21) basicamente da agricultura, da pecuária e hortifrútis para subsistência. Centralizaram seus cultos e realizaram suas três festas em Siló (Josué 22) e depois em Jerusalém (2 Crônicas 5:2 ao capítulo 7).

Os judeus eram e são um povo feliz. Juntavam-se os colonos, tribo à tribo, ao longo da caminhada, engrossando as fileiras, sempre cantando em louvor e gratidão a Jeová pelas bênçãos, e proteção. Cortavam galhos de arbustos com os quais faziam cabanas e nelas moravam durante os dias de festas.

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O Senhor os guardava dos animais ferozes, serpentes e assaltantes, tão comuns nesse tempo. Confiaram na promessa feita por Deus ao seu patriarca Abraão: “Eu estou contigo e te guardarei por onde quer que fores.” (Gênesis 28:15).

Sua sociedade era patriarcal. O cargo de patriarca, como Abraão, Isaque, Jacó era sempre assumido pelo filho mais velho com as bênçãos do pai. (Gênesis 25:5-6; 27:1-40) Ele assumia toda a herança, o sacerdócio da família, era o responsável pela religiosidade, julgamento de todos os familiares, servos e aparentados, era o líder militar, a autoridade moral e política do seu clã.

Alguns, como Esaú, perderam esse direito tão almejado (Simeão e Levi – pela atitude sanguinária para com a família de Hanor e Siquen; Rubem por adulterar com sua madrasta Bia. (Gênesis 4:2-10)

Os clãs eram sociedades independentes, mas, firmemente coesas entre elas. Eram constituídas pelas camadas sociais: profetas sacerdotes, fariseus, escribas (homens livres com direitos civis, altamente escolarizados nas tradições do judaísmo), estrangeiros incircuncisos (sem direito de entrar no pátio do templo e os servos).

Instruídos pelo Torá, (5 primeiros livros do V.T.), eram hospitaleiros (Gênesis 18 e 19) deixavam sobras nas ceifas para que os estrangeiros e pobres colhesse para o seu sustento (Levítico 19:9-10; Rute 2 a 4).

Os hebreus eram ensinados por Deus, através de Moisés a amarem os estrangeiros e a eles serem generosos, pois eles mesmos tinham sido estrangeiros no Egito. (Deuteronômio 10:18-19)

O conceito de escravos era diferente do que se entende hoje, principalmente, ao pensar no triste episódio da escravidão dos africanos. Não se pode comparar o tratamento aos escravos pelos cananeus e outros povos, ao tratamento dos judeus.

Quanto à educação, era gritante a diferença com os povos contemporâneos no tempo mosaico. Os judeus eram letrados. Deus lhes deu a sua lei escrita em duas tábuas de pedra, obviamente porque sabiam ler.

Moisés era poliglota, sábio nas artes marciais egípcias e na cultura deles e hebraica; foi ensinado por sua mãe Joquebede. Sua irmã Miriã era poetisa (Êxodo 15:20-21) Arão era sacerdote (Êxodo 28:1).

Moisés, orientado por Deus, instruiu: “Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. E as palavras que hoje te ordeno estarão em teu coração.

Tu as inculcarás aos teus filhos e delas falarás o tempo todo e as atarás na tua mão por sinal, as escreverás nos umbrais da tua casa, nas portas, e estará como faixa na tua testa. (Deuteronômio 6:4-9) A educação dos filhos deve ser contínua.

Profetas e sacerdotes, como Samuel, Elias, Eliseu fundaram as chamadas escolas dos profetas, seus alunos eram conhecidos como “Filhos de Profetas” (2 Reis 2:7; 4:38-44; 6:1-7). Os alunos construíam, zelavam da escola e faziam a comida.

Deus lhes prometeu: se tão somente guardassem os dez mandamentos, as leis sobre alimentação, a sanitária… e o amassem de todo o coração eles seriam a cabeça e não a cauda, seriam reconhecidos como povo abençoado, sábio e entendido, com moral elevada, sadio, feliz, longevo, tendo um Deus vivo, achegado, supremo, supridor de suas necessidades. (Deuteronômio 4:6-12)

Ainda hoje os judeus destacam-se na educação, na cultura na medicina… 16% dos nobéis são judeus, sobressaem na medicina e nas demais ciências, tem o maior número de inventores, possuem alta agro-tecnologia, num clima desértico seu IDH é 0,919, renda per capita: US 53195. Um povo receptivo e interligado por laços sociais muito fortes.

Apesar de estar sempre em guerras, conforme previsto pela Bíblia, (Gênesis 25:23-34) desponta como uma das nações mais importantes deo mundo.

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