Destaques

Filha do ‘Marechal da Vitória’ diz que é preciso contagiar as novas gerações e resgatar o amor e orgulho pela cidade

A convite do jornal O Semanário, Neusa Maria Vigorito, única filha do primeiro prefeito de Rafard, Genaro Vigorito, falou sobre suas lembranças do tempo em que a Cidade Coração lutava pelo sonho da emancipação.
Carinhosamente apelidado de ‘Marechal da Vitória’, Genaro Vigorito era um homem à frente do seu tempo.

“Sempre muito batalhador, empreendedor e com visão de negócios. Meu pai adorava mecânica e era sempre muito curioso com as novidades do mundo todo”, conta Neusa.

Ela lembra, que foram inúmeras as lutas até chegar o tão esperado dia da emancipação.

Publicidade
neusa-vigorito-sentada-no-sofá
Neusa Vigorito, filha de Genaro, o ‘Marechal da Vitória’ e primeiro prefeito de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

“Lembro que minha mãe contava que Rafard, nos dias de jogos de futebol, por exemplo, sofria muito preconceito por parte de Capivari. Foram muitas lutas, era um desejo muito forte que povoava o coração das famílias que aqui viviam naquele tempo”, recorda.

Neusa conta que em Rafard, nos anos antes da emancipação, era notável o sentimento de pertencimento e amor da comunidade.

“Era um sentimento coletivo de transformar Rafard numa Cidade Coração”, define a filha do primeiro prefeito.

posse-de-genaro-vigorito-como-primeiro-prefeito-de-rafard
Momento da posse do primeiro prefeito de Rafard, Genaro Vigorito (Foto: Arquivo pessoal)

Sem esquecer do reconhecimento a todos que lutaram e foram incentivadores da emancipação, Neusa também fala do papel importante que teve sua mãe, Maria Benedita Aprilante Vigorito, esposa do prefeito Genaro e primeira mulher a receber o título de primeira-dama de Rafard.

Maria Benedita Vigorito viveu e lutou ao lado do marido pelo sonho da emancipação. Ao manusear uma das raras fotos antigas da família, Neuza mostra a foto do exato 21 de março de 1965, no dia da vitória na Cidade Coração.

“Na foto eles [Genaro e Maria] estão se olhando, e é como se meu pai dissesse para minha mãe, viu só, nós conseguimos”, recorda emocionada.

genaro-vigorito-e-esposa---momento-do-anúncio-da-conquista-da-emancipação
Genaro Vigorito e sua esposa Maria Benedita Aprilante Vigorito no momento em que receberam a notícia da emancipação de Rafard, em 1965 (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de tantas riquezas históricas relembradas, Neusa encerra o bate papo com a recordação do dia em que Rafard finalmente se emancipou.

“O povo inteiro estava nas ruas, os adultos, os velhos, as crianças e os jovens. Foi uma alegria contagiante”, lembra ela, do dia em que, em cada poste da cidade, foi colocado um barril de chope para comemorar o dia histórico de uma Rafard, finalmente, emancipada.

Para Neusa, é preciso contagiar as novas gerações, os ‘filhos de Rafard’, para que acreditem e impulsionem o desenvolvimento da cidade.

“Precisamos resgatar o amor e orgulho pela nossa cidade”, finaliza.

genaro-vigorito-e-jovens-durante-comemoração-da-emancipação
Genaro Vigorito e jovens rafardenses durante comemoração da emancipação, em 1965 (Foto: Arquivo pessoal)

Um pedido pela praça

Entre idas e vindas de São Paulo à trabalho, Neusa ainda passa boa parte de seus dias na casa da família, em frente à Praça da Bandeira, na rua Maurício Allain.

A casa pertenceu à família de sua mãe e também acolheu o seu pai, Genaro, durante o tempo em que foi prefeito de Rafard. A propriedade está com a família desde 1923, um imóvel de quase 100 anos.

Neusa afirma que um dos seus desejos para Rafard é ver a Praça da Bandeira revitalizada. Ela mesmo dedica cuidados com a limpeza e plantio de flores e plantas na pracinha.

“O meu pedido, que já fiz a vários prefeitos, inclusive para a atual gestão, é que esta praça seja revitalizada, que tenha brinquedos para as crianças, boa iluminação e que se estenda o jardim, até o final do calçamento, e que os carros parem de usar a praça como estacionamento”, reforça Neusa, confiante de que a atual administração atenda seu pedido.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo