J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustres da região: Júlio Forti Neto

Júlio Forti Neto – Dentista e Político. Nasceu em Capivari, no dia 29 de abril de 1932. Filho de Arcângelo Forti e de Dona Júlia Brugnerotto Forti. Casou-se com a Professora Maria Aparecida Quagliato Forti, com quem teve os filhos: Mauro César e Maristela Quagliato. Fez os estudos primários no Grupo Escolar Augusto Castanho.

O secundário no Ginásio Padre Fabiano José Moreira de Camargo, na primeira turma do curso Científico. Depois ingressou no Ateneu Paulista de Campinas, completando o 3º. Colegial. Ingressou na moderníssima Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro de Uberaba (hoje, Universidade de Uberaba).

Atuou como dentista, em sua Clínica na RUA Regente Feijó, em Capivari, por 25 anos. Na gestão do Governo Municipal de Geraldo Toledo Amaral, foi Vereador. Depois, reeleito, no Governo da Gestão de Romeu Annicchino.

Em 1968 foi eleito Vice-Prefeito, tendo como Prefeito o seu sogro Luiz Quagliato Filho. Com o falecimento desta, em 1971, assumiu a Prefeitura de Capivari. Neste período, implantou a Indústria Brasilit (hoje, Saint Goban).

Dr. Júlio Forti Neto
Dr. Júlio Forti Neto

Encerrando a gestão, em 1973, voltou ao consultório dentário, ficando por mais 3 anos. Por clamor popular, candidatou-se a Prefeito Municipal, vencendo o pleito. Em 1977 iniciou a sua gestão, ficando por 6 anos, em razão da prorrogação federal, por mais 2 anos.

Terminado o seu mandato, foi para a Diretoria da IASF – Indústria Açucareira São Francisco, ficando até abril de 1990. Em face de modificações estatutárias, dos Direitos de Acionistas, deixou de ser Diretor e, ato contínuo, foi nomeado Juiz Classista Representante do Sindicato Rural Patronal, na Justiça do Trabalho, permanecendo no cargo por 6 anos.

Como se pode notar, passou pelo Legislativo, Executivo e Judiciário. Foi Presidente do Clube da Saudade e o seu maior incentivador dos bailes de casais da 3ª idade. Um entusiasta do basquete (que praticou muito na juventude), bem como do Voleibol e do Futebol de Campo.

Figura exemplar, estando, hoje, com os seus 85 anos. Uma grande folha-corrida de serviços prestados a Capivari.

(Fonte: O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?