Feliz Natal
Embora seja uma data irreal, a cada dia 25 de dezembro, devíamos comemorar o nascimento do Deus Jesus, como humano, para salvar a todos os que nele creem. O Natal é a maior prova do seu amor por nós. Como o apóstolo Paulo disse: “… haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus que, sendo divino, não pretendeu ser igual a Deus, pois, se esvaziou da divindade, tomou a forma de servo, fez-se como homem, humilhou-se, sendo obediente até à morte na cruz, para salvar os pecadores, a fim de que toda a língua confesse, que Jesus é o senhor. (Filipenses 2:5-11) Este trecho bíblico, como diz o Dr. Victor Armenteros, (Meditação Matinal, 25/12/24) “é um hino que exalta a encarnação de Jesus”.
Enquanto, no princípio de nossa história, Jesus fez o homem à semelhança de Deus, o homem tornou Jesus à semelhança dos homens. Ele tornou-se carne, e habitou entre nós, ocultando sua divindade para viver e morrer como homem, mas, sem pecados, a fim de que pudéssemos viver com ele, como ele, como se nunca houvéssemos pecado. Que amor incomensurável. Que Deus maravilhoso é Jesus!
O que nos assombra é que para nos salvar, ele trocou sua divindade pela nossa humanidade para sempre. João diz: Bilhões de anjos e santos salvos, em uníssono, soarão um cântico apoteótico: “Digno és porque foste morto e por seu sangue compraste os homens para Deus … Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber poder, riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor … prostravam-se e o adoravam. (Apocalipse 11:11:14)
Ao anunciar o nascimento de Jesus a José, disse: “Ela (Maria) dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.” (Mateus 1:21 e 23)
E um anjo apareceu aos pastores, que à noite, pastoreavam as ovelhas (portanto, o Natal não se deu no 25/12, sob neve) e lhes disse: “eu vos trago novas de grande alegria, que o será para todo o povo. Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:8-11) Então, junto ao anjo surgiu um exército inumerável de anjos louvando a Deus, cantando: “Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem Deus quer bem.” (Idem 2:13-14)
Que momento! Que honra! Que declaração de amor divino por nós, pecadores! O eterno grande Deus Jeová nasceu como uma criança, de parto normal. Sim, Jesus, o Criador de todas as coisas, (Colossenses 1:15-18 e 2:9) nasceu da Virgem Maria, assumiu, também, a natureza humana, suportou as mais difíceis tentações e se sujeitou à mais vergonhosa morte, para que os pecadores, crendo nele, pudessem obter vida mais gloriosa e eterna.
Esse amor inexplicável é digno de uma festa, festa de gratidão, louvor e engrandecimento ao Grande Deus “Eu Sou”! (Êxodo 3:14)
Hoje, o Natal é uma festa comercial de presentes, não ao nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Presenteia e é presenteado. O presente devia ser a Jesus. Ele disse: “… quando fizeste a um destes pequeninos irmãos, a mim o fizeste.” (Mateus 25:40)
Li no Devocional da Mulher (22/12/24): Patrícia Hines, decidiu comemorar o Natal de forma diferente. Auxiliada por uma amiga prepararam alimentos e saíram à procura de pessoas pobres e desabrigadas, que se satisfizessem com uma comida natalina. Disse ela: “Minha amiga e eu alimentamos cerca de 25 a 30 pessoas naquele dia.
Fiquei emocionada com as palavras de um dos desabrigados. Quando o encontrei, ele estava com cerca de setenta anos, estava barbudo e deitado debaixo de uma árvore.”
‘Eu trouxe o jantar de Natal para você’, “eu disse. Um grande sorriso envolveu seu rosto e lágrimas de alegria começaram a escorrer por suas bochechas.”
‘Ele me disse: ‘Não me alimento há cerca de duas semanas. Posso pegar um pouco de comida e água extra?’ “Então ele deu graças ao Senhor antes de me dizer: ‘Que o Senhor te abençoe!’
“Eu me senti muito abençoada. Nunca havia me sentido tão feliz! Compartilhei minha experiência com alguns amigos da igreja. No ano seguinte, mais pessoas estavam dispostas a compartilhar o Natal com os menos afortunados”
Acredito ser essa atitude o melhor presente que se pode dar a Jesus pelo seu aniversário. Disse Jesus: “mais feliz é aquele que dá do que o que recebe” Vamos ser mais felizes neste Natal? Feliz Natal para todos os leitores e para seus familiares!