A Universidade de Sorocaba (Uniso) acaba de lançar o projeto UMove, que visa facilitar a mobilidade dentro da Cidade Universitária e também estimular o compartilhamento responsável de objetos.
Por meio da nova iniciativa, os alunos têm acesso a bicicletas para se locomoverem dentro do campus. Guarda-chuvas também estão disponíveis para quando houver a necessidade de uso.
A apresentação oficial do projeto ocorreu no último dia 9, durante inauguração da Praça Cívica, localizada entre o Prédio Administrativo e o Bloco A da Cidade Universitária.
Na solenidade, o Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, destacou a importância do uso compartilhado de recursos e também de ações que estimulem a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
“A ideia é que a gente possa com uma ação específica ter uma série de vertentes importantes do ponto de vista da educação. O primeiro é a mobilidade, o uso de um instrumento de mobilidade que seja livre da emissão de gases. O segundo ponto é o compartilhamento de recursos, e eu aposto que a nossa sociedade está madura para compartilhá-los, cuidar e fazer com que eles tenham o máximo de eficiência possível. E o terceiro é a mensagem ecológica”, afirmou Rogério Augusto Profeta.
O UMove conta com várias “estações” dentro da Cidade Universitária, podendo o aluno retirar a bicicleta em um ponto e devolvê-la, em outro. Com isso, é possível deslocar-se com mais rapidez.
As alunas do 4º período do curso de Odontologia, Tainara de Campos Galão e Evelin Cristina da Rocha Santos, aprovaram a ideia e aderiram de imediato ao projeto. Para elas, a grande vantagem é a de “encurtar as distâncias”, já que a Cidade Universitária da Uniso tem grandes dimensões e agora é possível se deslocar mais rápido.
Outro benefício citado pelas estudantes de Odontologia é a oportunidade de exercitar-se.
“Como nosso curso é integral, acabou ficando mais fácil de fazer um exercício na hora do almoço”, disse Tainara.
O UMove oferece também uma grande oportunidade de lazer e de bem-estar nos momentos de folgas e intervalos dos alunos. Tanto que a adesão dos estudantes foi imediata, utilizando as “bikes” imediatamente após a sua liberação.
O Reitor da Uniso, Rogério Augusto Profeta, concluiu a apresentação do projeto destacando a necessidade de preservação do planeta e do desenvolvimento de sistemas sustentáveis.
“A sociedade precisa descobrir novas formas de fazer as mesmas coisas, de maneira mais eficiente. A bike é uma iniciativa. Nós teremos outras. Em breve, vamos instalar células fotoelétricas para produzir energia”, disse o Reitor.