De maneira bem simples, podemos dizer que uma substância é solúvel em água quando a água interage de maneira eficiente com a substância em questão. Por exemplo, a água interage bem com açúcar e muito pouco com óleos e gorduras; portanto, a água é um ótimo solvente para o açúcar e um péssimo solvente para óleos e gorduras.
Uma prática indispensável de higiene é lavar as mãos e os alimentos antes de comer. Mas será que a água sozinha é capaz de limpar suficientemente suas mãos e seus alimentos? Quando a sujeira for solúvel em água, lavar apenas com água pode ser suficiente, porém, quando não for, precisamos acrescentar um pouco de sabão ou detergente para que a sujeira seja arrastada juntamente com a água.
Acontece que a maioria das pessoas usa sabão/detergente/sabonete somente para lavar as mãos e se esquece de que os alimentos também podem ter sujeiras que precisam do detergente para ser limpos. Isso porque os agrotóxicos comerciais usados contra as pragas (e que vão se acumulando nas cascas e folhagens) geralmente são grandes moléculas orgânicas com baixa afinidade com a água – baixa solubilidade.
Como os agrotóxicos, quando ingeridos, provocam distúrbios no organismo, é recomendável que alimentos como tomate, cenoura, pepino, maçã, pêra, pimentão, manga, rabanete, beterraba, enfim, alimentos cujas cascas também irão ser comidas (é importante lembrar que em muitos alimentos, uma boa parcela de nutrientes encontra-se nas cascas) e que possam ser lavadas, sejam lavadas com detergente e água – não esqueça de enxaguar bem o alimento após a lavagem para arrastar todo o detergente.
Deste modo, estaremos eliminando boa parte do conteúdo dessas substâncias indesejáveis para nosso organismo.
Os agrotóxicos
Sem querer entrar em polêmica, afinal, sabemos hoje dos aspectos negativos dos pesticidas (agrotóxicos – inseticidas, herbicidas, fungicidas etc), em geral, o fato é que estas substâncias desempenharam e ainda desempenham papel importante no aumento da produção de alimentos, permitindo que um número bem maior da população possa se alimentar mais e melhor, além do controle de pragas que transmitem doenças.