Já reparou que quando você quer comprar um carro, por exemplo, azul, com quatro portas, grande e espaçoso aparecem inúmeros modelos parecidos quando você anda pelas ruas?! Ou então quando alguém da sua família vai ter um neném não é curioso como surgem muitas mulheres grávidas em lugares que para nós antes elas não estavam?!
Pois é…tudo isso acontece pelo direcionamento do nosso foco. Nossa mente só expande aquilo que focamos: o carro, a mulher grávida, etc.
Em situações e instituições que envolvem muita gente isso acontece de maneira proposital ou até mesmo acidental. Direcionar o foco para algo que seja interessante. Criar a famosa agenda positiva. E é isso que está acontecendo no Flamengo com a contratação de Everton Cebolinha.
O torcedor se empolga e vai ao aeroporto receber a nova grande estrela. A mídia explora bastante esse novo reforço. Dirigentes que andavam sumidos aparecem no frisson de algo instigante. E os reais problemas continuam no mesmo lugar, sem serem atacados, porém sem holofote. Ficam lá, um pouco esquecidos. Pelo menos por enquanto…
Só que logo Cebolinha não será mais tão novidade. E o torcedor vai perceber que havia outras contratações a serem feitas, mas que não foram por não serem tão midiáticas como um atacante caro voltando da Europa. E aí, o que será feito? Chegará um outro reforço famoso?
Apesar de reconhecer o impacto da chegada, não considero Cebolinha um jogador muito acima da média. Teve bons momentos no Grêmio, entretanto não se firmou nem na Europa nem na seleção brasileira.
E essa negociação vem antes da lesão de Bruno Henrique, deixando evidente que não foi considerada a formatação ideal do elenco.
Não atacar o real problema e dar uma grande resposta para a torcida. Bons ingredientes para não fazer a receita funcionar…