Leondenis Vendramim

Ética no Trabalho 6

02/06/2017

Ética no Trabalho 6

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Com a revolução industrial, advindo o capitalismo e com a primeira guerra mundial deu-se grande destaque à capacidade matemática, racional e lógica, o QI (quociente intelectual). Como vimos no artigo anterior, Daniel Goleman fala de outro quociente, o emocional (QE) a capacidade associativa, que veio a lume nos anos 1960. Descobriu-se uma terceira inteligência no findar da última década, o QS (quociente espiritual).

No ano 2000, Dana Zohar, física e filósofa norte-americana, lançou o livro “QS Inteligência Espiritual”, um título no mínimo intrigante. Ela, que perdera a fé na religião, em meio acadêmico, num tempo ateísta, versar tema tão polêmico, a priori, parece excedente aos parâmetros dos expectantes. Os cientistas de várias partes do mundo observaram que no cérebro humano há um “Ponto de Deus” localizado nos lobos temporais, nas laterais do cérebro. Para os modernos neuroquímicos o “ponto de Deus” é uma parte de nossa anatomia enquanto a Bíblia diz, há dois milênios, que é a voz do Espírito Santo falando a nossa consciência (Is 30:21). A avançada ressonância magnética funcional computadorizada permite captar imagem do cérebro funcionando, e, unida às pesquisas da neuroquímica, estão criando uma nova ciência chamada neuroestética. A revista Veja, 26/9/07, ps.98-105, no artigo O Cérebro é o Espírito diz que de acordo com experiências científicas a arte se associa a abstrações e espírito.

Mas o que é QS? É o tipo de inteligência que capacita para os insights e reflexões espirituais dando significado mais profundo à vida, inspirando colegas, funcionários a galgar valores fundamentais mais elevados, O líder que tem bom nível de QS sempre se preocupa em empregar suas capacidades em benefício dos outros e do meio ambiente, procura ser honesto, é mais corajoso, motivado por algo superior. A Dra Dana listou dez qualidades essenciais de quem possui bom nível de QS:

Publicidade

1 – Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.

2 – São levadas por valores. São idealistas.

3 – Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.

4 – São holísticas,

5 – Celebram a diversidade.

6 – Têm independência.

7 – Perguntam sempre ‘Por quê?

8 – Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.

9 – Têm espontaneidade

10 – Têm compaixão.

Dois exemplos são citados: o vice-presidente da McDonald’s tem um projeto na África: distribui gratuitamente vacinas antipólio, luta contra transgênicos, restauração de ecossistemas danificados e uso de gaiolas maiores para galinhas. Outro exemplo: a Amul, na Índia compra diariamente o leite de pobres que possuem apenas uma vaca e distribui, assim permite que os pobres possam competir com aqueles que possuem várias vacas leiteiras. O que se observa é que pessoas dotadas de QS produzem mais, ultrapassam suas tarefas mais rapidamente, procuram eliminar obstáculos, são comprometidos, confiáveis, menos estressados e mais felizes, consequentemente mais motivados e criativos. “Quem trabalha só por dinheiro não faz o melhor que pode”. Todos podem e devem melhorar o seu QS procurando conhecer e desenvolver as dez qualidades acima.

O teólogo Sto. Agostinho disse que Deus proveu o homem de um sentimento de necessidade de Deus. Ellen White diz que o Espírito Santo atua sobre a consciência humana e sem Ele nenhuma ciência pode melhorar o caráter do homem (DTN, 672). A Bíblia nos fala de que o Espírito Santo é quem nos atrai a Cristo, nos convence e nos guia à verdade (João 16:8-14). É escusado argumentar, mas aquele que possui bom QS, prima por seu nome, tem caráter aquilatado e bom relacionamento com Deus, com os familiares e com os colegas. “Todo bom pensamento, toda boa atitude vêm de Deus”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo