Leondenis Vendramim

Ética

24/02/2017

Ética

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Ética é algo fácil de definir e explicar, de aconselhar e julgar, porém muito difícil de entender, aceitar e praticar. Por ora, vou me ater numa ética geral: definição, etimologia, importância para a vida, etc. Não vou aprofundar em conceitos filosóficos (Aristóteles, Descartes, Baruc…) – isto é para teóricos universitários.
Ética é uma palavra oriunda do grego ‘etos (lê-se etós). No original significa comportamento, mas popularizou-se para designar a ciência que estuda o procedimento. Portanto o vocábulo “ética” é tanto a ciência que estuda a atitude das pessoas racionais como a ação; pode referir-se à teoria e ou à prática. Há outra palavra, de origem latina, “mor” – genitivo “moros – traduzida por comportamento moral, que também pode referir-se à ciência. Convencionou-se, para estudos, que ética é a ciência que estuda a moral, embora “moral” seja usada normalmente como conjunto de regras do bom comportamento. Permitam-me os leitores, com meus pequenos conhecimentos, ajudar aqueles que têm dúvida quanto gênero de “moral”. A palavra moral é feminina; o uso masculino “o moral” é cacografia.
A ética se imiscui no cotidiano de todos, ela orienta quanto ao que é bom, bonito, saudável, e acusa o oposto como antiético. O comportamento humano só pode ser moral (quando visa o bem de outrem e ou o seu próprio), imoral ao fazer o mal. Assim o tabagismo, o suicídio, a ofensa, as transgressões da lei de Deus são imoralidades (antiético). O ato de cuidar da saúde (comer e beber o que é saudável), bem como a proteção dos animais e do meio ambiente são morais. Quando a pessoa é mentecapta, louco, seus atos são amorais.
Um colega de magistério na UNIESP contou-me que esteve na Suécia para um estágio na Volvo. Um funcionário buscou-o no hotel e chegaram à indústria bem cedo. O pátio de estacionamento ainda estava vazio e ele parou o carro quase na última vaga. Então meu colega perguntou por que não estacionou mais perto? A resposta: “Para que a vaga mais próxima fique para algum retardatário e ele não perca seu horário. Nós não temos essa preocupação, chegamos antes.” Isto é ética na prática.
Em suma Ética é a ciência que estuda o amor e como praticá-lo. O amor é a causa da nossa existência e todas as boas ações só têm real valor se forem baseadas no amor. O médico pode dedicar-se sobremodo à cura de um doente, mas se estiver esperando por recompensa, como bendizê-lo. Se um filho der um presente à sua mãe pretendendo alguma concessão em troca, onde está sua ética? O amor se expressa em palavras, mas se efetiva com atitudes. Se um jovem faz declaração de amor à sua namorada deve autenticá-lo pela gentileza, amabilidade, bondade e proteção com que a trata. Moral é amor prático, fatual, não é teoria. A moça que diz à mãe que a ama, mas não a obedece é falsa. (Certos políticos fazem declarações e juras de honestidade, trabalho e honradez, porém a Lava Jato tem demonstrado que na prática são imorais). Jesus asseverou: “Aquele que Me ama guarda os meus mandamentos.” (João 14:15, 23). “As minhas ovelhas me ouvem… e Me seguem.” (João 10:27).
Ética é a chave para gozar saúde, usufruir da felicidade, e atingir o sucesso. Ela deve permear toda a vida do ser humano, deve ser parte do caráter, dirigir o relacionamento das pessoas em casa, nos clubes, ou no trabalho.
Deus fez o cérebro humano fantástico, inexplicável. Tem várias capacidades: social, musical, psíquica, motora, moral, intelectual, física. O cérebro tem, entre outras, a característica de aumentar ou diminuir suas capacidades de acordo com o uso. Quanto mais alguém age com gentileza, amabilidade, bondade, mansidão, amor, domínio próprio, mais facilmente torna-se dócil, nobre e amoroso. Quanto mais vasão dá aos nervosos impulsos e vocifera, mais tendente se torna aos berros, à impaciência e às imoralidades.
Jesus nos convida: “Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso…” (Mt. 11:29). Vamos pedir socorro a esse Deus maravilhoso que está pronto a nos auxiliar. Ele nos ama e quer bem estar de nossa família e nosso.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo