“Seu Arnaldo, você pode me ajudar? Sofro com a questão da dependência química em minha família. Eu carrego em minha consciência um arrependimento por não ter dado mais atenção a um parente que morreu em função do alcoolismo. Meu coração está cheio de ressentimentos, de mágoas e culpa, e não cabe mais nada. Eu gostaria de viver mais em paz, de me ajudar e amparar os outros, e assim melhorar minha vida”.
“Não auxiliei meu parente, que veio a falecer pelo abuso com o álcool; não percebi que a questão era grave. Agora me perturbo por não ter feito um pouco mais, e quero ajudar os outros parentes — e como tem gente doente pelo álcool e outras drogas! —, só que eles não se enxergam e se negam a receber ajuda.”
O que podemos dizer: esvazie o que pesa em você, não carregue mágoas, ressentimentos e angústias. Só você pode permitir ser atingida(o), mais ninguém.
Pratique o perdão a si mesma(o) e aos outros. Liberte-se do peso da culpa que ficou no passado. Faça diferente agora, tudo pode ser novo e melhor. Entenda que você não causou a dependência dos familiares; não pode controlar nem curar, somente eles e Deus.
Não acumule aquilo que escurece sua alma. Faça oração e valorize o que traz alegria e satisfação para você.
Continue compartilhando seus sentimentos com alguém que possa ajudar, algum psicólogo e terapeuta com conhecimento nessa área. No novo testamento tem uma epístola (carta) de Tiago que diz: “Conversai uns com os outros e orai uns pelos outros, para que sareis”.
E a moderna psicologia informa: Se você não quer adoecer, fale de seus sentimentos. Converse, fale o que afeta você, não durma tensa(o), e creia que, diante dos problemas, temos duas soluções: o que pode ser resolvido vai ser resolvido, e o que não pode já está resolvido. Faça a entrega disso e peça serenidade a Deus.
Acima de tudo, agradeça a Deus as experiências que atravessa; são diferentes das demais pessoas, mas elas também têm seus dias de dificuldades.
O maior espírito que esteve aqui, Jesus Cristo, não resolveu todos os nossos enigmas, mas indicou o caminho: – Faça ao outro aquilo que deseja que façam a você; e quem quiser me seguir que carregue a sua cruz, e não a do próximo.
…
Dependência de álcool e outras drogas
Instituto São Camilo especializado em tratamento de dependência química de álcool e drogas. Conta com psicólogo, médico psiquiatra, terapeutas, psicanalista, programa 12 passos e naturopatia. Informações com Dante Volante: (19) 3491-6597 Whatsapp 99945-8029/98263-6658.
ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.