Secretaria de Estado da Cultura realiza temporada 2012 do programa Ópera Curta: adaptação de La Traviata será apresentada em Piracicaba (31/8) e Jundiaí (1/9)
A Secretaria de Estado da Cultura realiza a temporada 2012 do programa Ópera Curta, com apresentações gratuitas em 30 cidades do interior e litoral de São Paulo. O espetáculo La Traviata será apresentado em Piracicaba, na próxima sexta-feira (31/8) no Teatro Municipal Dr. Losso Neto, às 20h. Já no sábado (1/8), a ópera será exibida na cidade de Jundiaí, no Teatro Polytheama, às 20h.
O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2009 com o objetivo de promover o conhecimento do que é ópera e difundir o gênero em todo o estado de São Paulo. Os espetáculos apresentados são baseados em óperas famosas, na literatura que lhes deu origem, no contexto histórico e sua relação com o pensamento contemporâneo.
A Ópera Curta possui uma dramaturgia própria, que inclui partes consideradas imprescindíveis das óperas convencionais, além da criação de novos personagens, que possam contar a história base do espetáculo original.
A montagem de La Traviata foi construída tendo como referência a novela “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave.
Na trama, Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo para morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, o convence a abandoná-la para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo. O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo. Com estes elementos, criou-se um espetáculo que conta a história, preservando as principais árias e duetos da ópera e os detalhes da novela original. Tudo misturado a um pouco de imaginação do autor.
Carmen e La Bohème também fazem parte do repertório do programa Ópera Curta, que irá circular por diversas cidades de São Paulo até outubro de 2012. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.culturasp.gov.br).
A Cia. Ópera Curta, promovida pela Casa de Ópera, é a responsável pela execução dos espetáculos, que contam com direção e cenografia de Cleber Papa, direção artística de Rosana Caramaschi e direção musical de Luís Gustavo Petri.
O Programa Ópera Curta é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Instituto Pensarte – uma Organização Social de Cultura (OS).
Piracicaba
O quê: La Traviata – a ópera contada e cantada
Quando: 31 de agosto
Horário: 20h
Onde: Teatro Municipal Dr. Losso Neto. Av. Independência, 277 – Centro.
Duração: 90 minutos
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos
Entrada gratuita
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.
Jundiaí
O quê: La Traviata – a ópera contada e cantada
Quando:1º de setembro
Horário: 20h
Onde: Teatro Polytheama. Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.
Duração: 90 minutos
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos
Entrada gratuita
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.
La Traviata – Ficha Técnica
Concepção: Cleber Papa e Rosana Caramaschi
Direção, texto e cenografia: Cleber Papa
Direção musical e transcrições: Luis Gustavo Petri
Violetta Valéry: Manuela Freua e Taís Bandeira
Alfredo Germont: Jean Nardoto e Miguel Geraldi
Georges Germont: Sebastião Teixeira
Pintor (atores): Alvise Camozzi e Marco Watanabe
Violinos 1: Ulisses Nicolai e José Fernandes
Violinos 2: Adonai Ribeiro e Rodrigo Leite
Violas: Mauro Viana e César Pellegatti
Cellos: Rossana Nicolai e Fábio Petrucelli
Baixos: Miranda Bartira e Pedro Macedo
Bailarino: Mário Talarico
Design de Luz: Joyce Drummond