À medida que o Dia das Mães se aproxima, todos nós buscamos maneiras de expressar nosso amor e gratidão àquela que nos deu a vida. Este ano, O Semanário decidiu celebrar de uma forma singular e tocante. Com grande alegria, lançamos a série “Carta para Mamãe”, uma iniciativa que convida filhos de todas as idades a colocarem em palavras o amor, as lembranças e os agradecimentos que só uma mãe pode inspirar.
Através destas cartas, revelam-se histórias de sacrifício, alegria, ensinamentos e, acima de tudo, de um amor que não conhece fronteiras. As cartas, escritas com a sinceridade dos sentimentos que só um coração filho pode conhecer, oferecem um vislumbre íntimo das diversas maneiras pelas quais as mães tocam nossas vidas.
Convidamos você, nosso leitor, a se juntar a nós nesta jornada emocional. Talvez você se veja nas palavras desses filhos, ou talvez se sinta inspirado a pegar uma caneta e redigir sua própria mensagem de amor. De qualquer forma, prepare-se para uma série de homenagens que promete aquecer corações e derramar lágrimas de emoção e gratidão.
Celebre conosco a beleza e a complexidade da maternidade. Porque mãe é muito mais do que uma palavra; é um mundo de amor sem fim.
Das filhas Amanda e Taís para a mãe Sheila Ramos Baldo Bachiega
Feliz Dia das Mães mãe!! Obrigada por ser a melhor sempre!! Muitas vezes a gente não fala e agradece por tanto que você faz por nós, mas saiba que não é porque não reconhecemos.
Obrigada por sempre estar ao nosso lado desde o momento em que nascemos, ou até mesmo antes, quando nos carregou na barriga por 9 meses.
Obrigada por sempre nos apoiar, tentar nos agradar, fazer de tudo e mais um pouco para nos ver feliz e por ter nos criado do jeito que somos!
Tenho muito orgulho da pessoa que você é! Sempre muito trabalhadora, honesta, empática, justa e com um coração enorme!
Te amo muito muito!
Feliz Dia das Mães!
Do filho Nelson Alves Quagliato para a mãe Antonia Alves Quagliato
Mãe, hoje escrevo para expressar o quão incrível a senhora é e o quanto significa para mim e para nossa família. A senhora é o verdadeiro exemplo de força, amor e dedicação.
A senhora é o pilar que sustenta nossa família. Seu carinho e cuidado com papai e conosco, ao longo da vida, sempre ao nosso lado, mostram o quanto é uma mulher extraordinária.
Lembro-me dos dias (há precisos 38 anos atrás) em que precisávamos ir à Piracicaba para minhas sessões de fisioterapia, e a senhora estava lá, me acompanhando todos os dias, sem nunca reclamar, mesmo com todas as dificuldades e suas responsabilidades em casa. Foram mais de 2 anos nessa luta. Sua coragem e determinação são admiráveis.
E durante os últimos anos da vida de papai, a senhora foi seu anjo da guarda, dedicando-se integralmente a cuidar dele com tanto amor e carinho, em todos os momentos.
Foram mais de oito anos de dedicação e amor incondicional que mostram o quão forte e especial a senhora é.
Além de tudo isso, a senhora sempre uma presença ativa na comunidade, seja trabalhando na Pastoral da Criança, coordenando atividades na terceira idade ou participando das festas e da igreja, é inspiradora. Sua alegria em servir aos outros é contagiante.
Mãe, a senhora é o meu exemplo de fortaleza. Sua bondade e generosidade iluminam nossas vidas todos os dias. Sou imensamente grato por tê-la como minha mãe e por tudo o que a senhora faz por nós.
Se hoje tenho uma família e uma vida abençoada, devo a Deus e ao exemplo de família que a senhora me mostrou com exemplos, palavras e, principalmente, amor.
Desejo a senhora todo amor e felicidade do mundo!
Da filha Sylvia Renata Assalin Soares para a mãe Sônia Maria Albiero Assalin
“Segundo a Bíblia, o significado da palavra “mãe” está relacionado à maternidade divina e ao amor incondicional de Deus por seus filhos. Ela representa a figura materna como um exemplo de cuidado, proteção e orientação espiritual.”
E foi exatamente assim que vi minha mãe agindo ao longo da vida.
Mesmo trabalhando fora, sua vida foi sempre dedicada ao cuidado da nossa família e das necessidades do próximo. Cansaço é algo que não existe para ela.
Em casa, sempre cuidou pessoalmente de tudo…
– das nossas roupas, pois dizia que ninguém deixava branco como ela…
– da nossa alimentação, que era categórica em não nos deixar comer tantas “porcarias”…
– cuidou com afinco da nossa vida escolar, das amizades que fazíamos, dos locais onde íamos ou estávamos proibidos de ir, das travessuras que vez ou outra aprontávamos… e não foram poucas!!!
Mas ela estava sempre ali, com pulso forte e ao mesmo tempo, cheia de amor.
Hoje entendemos cada correção que nos foi feita, cada “não” que recebemos. E somos gratos à Deus, pois cada uma dessas negativas, serviram para nos fortalecer, em alguns momentos, e para nos proteger em outros, moldando quem somos hoje. Ah, como temos orgulho de ter muito dela em nós!
Como fomos abençoados por ter recebido tantos ensinamentos morais e espirituais, que ao longo da vida presenciamos e aprendemos com ela.
O que temos hoje é um profundo amor, respeito e gratidão por essa mãe maravilhosa, de fé inabalável, que tantos amam, e que nós tivemos o privilégio de ter como mãe. E mesmo que tudo no mundo mude, isso jamais mudará nessa vida!
Pena que demoramos tanto para perceber o quanto fomos amados, cuidados e norteados por nossa mãe. A maturidade abre nossos olhos.
Pena também, que ao longo da vida, ela tenha aberto mão de tantos sonhos próprios, para que os nossos sonhos pudessem ter acontecido.
Talvez essa seja a maior recompensa de uma mãe, e a nossa mãe cumpriu com maestria, tudo o que Deus confiou em suas mãos.
Mãe, nunca teremos o suficiente para agradecer tudo o que fez e faz por nós!
Mas sabemos que a sua maior alegria é que apenas sejamos aquilo que, com muito amor e compromisso, nos ensinou a ser.
Nesse dia das mães, desejamos à você muita saúde, muuuuuuita paz e que Deus continue ao seu lado, te protegendo e iluminando.
O mundo não seria o mesmo sem você! Muito menos a nossa vida!
Te amamos! Clã dos Assalin
Das filhas Taís e Yara para a mãe Edna Ap. Garcia Ricomini
Falar da minha mãe é um pouco mais difícil do que parece, e ao mesmo tempo se torna tão fácil e simples pelo único fato de ser ela: Edna Aparecida Garcia Ricomini.
Uma mulher forte, corajosa e destemida, que a vida toda abriu mão dos seus próprios sonhos para realizar os nossos em primeiro lugar, sempre colocando seus filhos e sua família no centro de toda sua existência. Uma mãe guerreira, que mesmo quando a vida deu inúmeros motivos e razões para se entregar a tristeza se reergueu e reencontrou uma nova forma de viver e ser feliz, fez isso por um único motivo: o amor que sente por nós, suas filhas.
Falar que ela vive a vida intensamente parece muito pouco para ela, que é apaixonada pela vida, e a cada dia encontra uma nova maneira de vive-la, recheando a vida de quem a cerca mais feliz e divertida, até mesmo porque é impossível conviver com ela e não viver sorrindo. Minha mãe é capaz de transformar qualquer situação, e principalmente, capaz de encontrar um lado bom em todas elas, tudo para ter um motivo a mais para sorrir ou para espantar a tristeza da nossa face.
É impossível falar dela sem se emocionar, falar que somos gratas a Deus por sua existência, ainda parece tão pouco, tão comum, e isso é algo que definitivamente ela não é. Edna gosta de festa, de cerveja, conversar alto, rir alto, ama dançar, ama ter a casa sempre cheia (sempre mesmo), e ama mais ainda estar rodeada pelas pessoas que ela ama, porque ela é assim, ela ama viver e celebrar a vida, e como somos abençoadas por ser exatamente desse jeito, por nos ensinar a sempre enxergar o lado bom das situações, por nos mostrar que as melhores coisas da vida e as que realmente valem a pena, não são coisas de fato, mas sim momentos e lembranças.
Mãe, todos os dias são dias para celebrar sua vida, para nós o dia das mães é todo dia, porque o seu amor sem medidas é todo dia, você sempre nos fala que somos o ar que você respira, mas eu diria que é o contrário: você é o ar que nós respiramos.
Feliz dia das mães, hoje, amanhã e sempre.
Com amor, suas filhas Taís e Yara Ricomini.