A campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio para troca por cadeira de rodas desenvolvida neste ano em 21 escolas e instituições sociais de Capivari coletou 265 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. Esta foi a primeira vez que unidades de ensino do município realizaram gincana para recolhimento do material. A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi a entidade que mais arrecadou lacres – 61 garrafas. Também aderiu à iniciativa em 2018 o Cies (Centro de Integração Esportivo Social – Projeto Criança). A população capivariana participou da campanha juntando 166 garrafas. Para trocar por uma cadeira de rodas são necessárias 140 garrafas pet cheias de lacres, portanto, pelo menos três cadeiras de rodas poderão ser adquiridas desta vez.
As escolas participantes da campanha foram as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Ana Aparecida Rufino Dias, Amélia Francisca Alves, Prof. Derly Andriotti, Prof. José Benedito Pinto Antune, Dra. Jurema Aparecida de Souza Martins e Prof. Teresinha Aparecida Franchi; as Eicaps (Escolas Integrais de Capivari) Professor Aldo Silveira, Prof. Dirceu Ortolani Stein, José Annicchino Fu Paulo e Prof. Teresinha de Jesus Macluf; as Escolas Municipais Augusto Castanho, Laura Quagliato Pacheco, Prof. Maria Rosa Lembo Duarte; as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) Alcina de Almeida Soares, Maria Aparecida Boaventura de Almeida Garcia, Cecília Cerezer Riccomini e Rosa Amadio Balan, além da Cenec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) e Liceu – Anglo Sistema de Ensino.
“É muito bacana ver como os estudantes se mobilizaram em prol desta causa. É uma corrente do bem. As cadeiras de rodas são destinadas às pessoas que necessitam e procuram a Secretaria de Desenvolvimento Social para esta demanda. Quanto mais a comunidade se envolver, mais pessoas conseguimos, todos unidos, ajudar”, afirma o prefeito Rodrigo Proença.
Para cada escola e instituição que integrou a campanha em 2018 foi entregue certificado de participação. Os estudantes que mais arrecadaram lacres receberam, ainda, brindes patrocinados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Acic (Associação Comercial e Industrial de Capivari).
Pontos de coleta
Os moradores de Capivari que desejarem participar da campanha dos lacres podem entregar as garrafas cheias na Prefeitura (rua XV de Novembro, 639, Centro) ou no Siam – Sistemas Integrados da Administração Municipal (avenida Piratininga, 797, Jardim Santa Terezinha). As instituições que quiseram se tornar ponto de coleta devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone (19) 3491-9376.