Mombuca

Escola Bispo Dom Mateus planta mais de 400 mudas de árvores

O projeto teve como tema central o Meio Ambiente, visando motivar os alunos para as ações efetivas de preservação ao meio ambiente.
Depois de elaborado pela coordenadora Maria Roselene C. Fermino, o projeto foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Educação que aprovou a proposta de trabalho. O local escolhido para o plantio das mais de 400 mudas de árvores foi à beira do Córrego São Jerônimo, em Mombuca.
Para concretizar o projeto, a Escola Bispo Dom Mateus contou com importantes parcerias. A AFOCAP/COPLACANA que doou as mudas e fez a análise do solo, a Prefeitura Municipal que fez a irrigação e o trabalho com máquinas e a Casa da Agricultura que ajudou com o plantio.
Na opinião da prefeita Maria Ruth B. de Oliveira, o projeto da escola é de grande importância para a qualidade de vida no município. “O plantio das mudas foi um presente para Mombuca, e juntos, nós podemos fazer muito mais pelo meio ambiente. Agora com as mudas plantadas vamos preservar o local e cuidar para que elas cresçam e sejam sempre lembradas como exemplo. O trabalho continua, pois ainda há muito a fazer por nossa cidade, e a escola Bispo Dom Mateus está de parabéns pelo maravilhoso projeto”, afirmou Ruth.
De acordo com a direção da Escola, todos os alunos participaram do projeto. Eles discutiram o tema na sala de aula, aprenderam sobre a necessidade do reflorestamento e preservação da mata ciliar e foram a campo para ajudar no plantio das mudas.
O projeto contou ainda com parceiros comprometidos em ajudar na causa do meio ambiente na cidade, um deles foi o professor de geografia e vereador de Mombuca Luíz Claúdio Tempesta, que fez parte da coordenação das atividades com os alunos. Ajudaram também os profissionais: Ricardo Dias Pacheco, técnico agrícola, Carlos Eduardo Fiorim, supervisor de sacarose e Rodrigo Cunha Ducatti, engenheiro ambiental, todos da AFOCAP/COPLACANA.

Aprendizado e mãos à obra
Alunos da Escola Bispo Dom Mateus contam que a experiência do plantio foi de grande importância para o aprendizado sobre preservação ambiental.
Depois da sala de aula, os alunos foram em grupos para as margens do córrego para ajudar na plantação das mudas. “Foi um projeto muito bom, e, além disso, aprendemos que devemos preservar a mata ciliar e não destruí-la. Enquanto muitas pessoas estão cortando e derrubando árvores, nós estamos plantando”, disse o aluno Vinicius Almeida Papa, da 1ª série B do Ensino Médio.
Para a aluna Jéssica Contessa de Brito, da 2ª série A do Ensino Médio, a experiência trouxe orgulho por ajudar na recuperação do meio ambiente. “Nós alunos podemos dizer que ajudamos a recuperar um pedacinho da natureza em Mombuca. Daqui a alguns anos, vamos passar pela área reflorestada e poder dizer: Eu ajudei a plantar aquela árvore. Que bom seria se todas as pessoas do planeta pudessem dizer isso”, afirma Jéssica.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo