02/11/2015
Episódio de programa veiculado pela TV PCJ é gravado em Capivari
Equipe do programa ‘O Saber das Águas’ percorreu vários pontos da cidade, entre eles a Fazenda Milhã e o Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli
CAPIVARI – A equipe do programa “O Saber das Águas”, veiculado mensalmente pela TV PCJ, realizou nos dias 21 e 22 oficinas educomunicativas em Capivari para a gravação de um novo episódio. Os locais escolhidos foram a Fazenda Milhã, as pontes do Santoro e da Rua XV de Novembro, o Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli, uma Estação de Água e a Escola Estadual Padre José Bonifácio Carreta.
As oficinas tiveram a participação de professores, professores coordenadores, professores coordenadores do Núcleo Pedagógico, professores aposentados, alunos e moradores de Capivari. Coordenadas por Vera Sanada, da empresa Aventuras Produções, as filmagens foram baseadas em um roteiro produzido na primeira oficina, realizada no último dia 7.
Segundo ela, o episódio da sub-bacia do Rio Capivari abordará o antes e o depois do rio, com imagens e depoimentos mostrados a partir de uma história protagonizada pelos alunos Natália, Tainara, Carlos Eduardo e Raíssa, que representarão quatro elementos: transformação, política, educação e consciência.
Nunca tendo manuseado uma câmera filmadora antes, o morador Pedro Tadeu Alves não só fez isso como também entrevistou Jurandir de Souza, outro morador que é apaixonado pelo Rio Capivari. “É uma ideia ótima. Acho muito importante que seja transmitida essa mensagem de conservação, principalmente aos alunos.”
A esposa dele, Maria Inês Lazarin Alves, professora aposentada, também aprova o projeto. “O foco principal desse trabalho é a conscientização para que a natureza seja preservada e que, assim, sejam devolvidas ao rio as suas verdadeiras funções.”
O programa
“O Saber das Águas” é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ), com participação de entidades públicas e privadas e educadores. Seu objetivo é levar à sociedade dicas e informações sobre educação ambiental, recursos hídricos e funcionamento dos Comitês PCJ.
De acordo com a CT-EA, trata-se de um programa educativo, voltado para públicos de todas as idades que buscam preservar os recursos hídricos, conhecer as Bacias PCJ e os Comitês PCJ, podendo ser utilizado em ações de educação ambiental formal e não formal.
O link da TV PCJ está disponível no site www.agenciapcj.org.br. Lá podem ser conferidos todos os episódios do programa “O Saber das Águas” e também do programa jornalístico “O Valor da Água”, cuja nova edição – a 36ª – entrou no ar na última semana.