18/11/2015
Entenda por que o athleisure é a tendência do futuro
O nome pode até soar esquisito. A origem vem da mistura de dois termos da língua inglesa: athlete (atleta) e leisure (lazer). O primeiro aponta para roupas voltadas para atividades físicas, o que era conhecido como o gym wear. Já o segundo termo é usado justamente para referenciar as roupas usadas nos momentos de lazer, ou seja, a ideia das roupas usadas em eventos informais, que não necessitam da compostura e formalidade do trabalho. Tudo isso em um novo termo que trata justamente de algo que muita gente já está usando, aquelas roupas que mesclam uma pegada esportiva, mas estão incluídas nos looks para as atividades práticas da rotina e até mesmo para o escritório.
Muitas marcas já denominaram esse novo estilo de “active wear”. Algo como roupas voltadas para dar a liberdade de movimento e conforto para as mais diversas ocasiões. Seja na hora de buscar as crianças na escola ou até mesmo usá-las para fazer compras no shopping ou um evento social. A ideia é que as roupas de academia estão avançando cada vez mais na vida das pessoas, estando presentes não somente na hora de se exercitar, mas estando incluídas nos guarda-roupas do dia a dia de muita gente. Uma das vantagens é a praticidade de não precisar carregar a roupa de academia para o trabalho e ainda criar um estilo que engloba com ar fashion a busca por uma vida mais fitness.
Tudo isso sem se tornar a figura estereotipada que usa apenas moletons e roupas desajustadas, não importando a ocasião. As marcas investem agora no máximo de conforto sem se esquecer da preocupação com a silhueta, nos materiais, nas proporções, no caimento e também na própria escolha da paleta de cores. Incorporando-se a um visual mais moderno que cai muito bem em diversas ocasiões.
Tudo isso teve origem principalmente na moda que surge no pós-guerra. O velho traje formal europeu começou a ser remodulado pelas tendências americanas que sugeriam um novo estilo de roupas usadas para passeio e para a vida cotidiana. É o famoso “jeans e camiseta” que mudou completamente a maneira de se vestir e causou um grande impacto na época.
Mais recentemente, a invasão das roupas esportivas já indica um novo caminho. Já não é estranho encontrar os tênis esportivos até mesmo no ambiente de trabalho, mesclados com roupas mais comportadas. A grande facilidade é também encontrá-los, como aqui, o que permite criar um estilo próprio sem precisar apelar para marcas mais caras ou difíceis de encontrar.
O athleisure vem até mesmo superando as vendas do jeans nas grandes lojas. Dados divulgados pelo USA Today apontam que o faturamento em 2014 já era de US$ 35 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
Tudo isso marca também o avanço de grandes marcas esportivas no mundo da moda. Elas combinam a tecnologia e o cuidado ao possibilitar o desenvolvimento das atividades do corpo com a consciência fashion. Exemplos claros disso são as colaborações entre as grandes marcas do esporte com nomes da moda e celebridades. A Adidas é pioneira, tem colaborações que vão desde a estilista Stella McCartney até o rapper Kanye West e o cantor Pharrell Williams.
Uma das conquistas desse estilo é justamente englobar um dos mercados mais difíceis, o masculino. A estética do athleisure consegue explorar especialmente itens que são atrativos para a maioria dos homens e são incluídos no guarda-roupa do homem comum. A moda masculina ganha expansão e todo um novo universo a ser explorado. Combinando também com a busca recente de várias pessoas por um estilo de vida mais saudável e fitness, com a ascensão das academias e dietas balanceadas.
Um marco para o campo do athleisure e sua explosão no mundo na moda se deu também com ícones fashion, como Alexander Wang. Tanto em sua marca própria quanto em sua colaboração com a gigante do fast fashion H&M há uma presença forte de elementos atléticos na construção das roupas.
Seja na escolha do neoprene como tecido ou nos acessórios que incluem óculos que lembram os equipamentos de esqui, luvas de boxe, tênis, toucas e mochilas. O sucesso comercial e a boa recepção da crítica já são o indício necessário de que a tendência veio para ficar.