CapivariNotíciasRegião

ENEM será realizado nos dias 3 e 4 de novembro

A prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcada para este final de semana, dias 3 e 4 de novembro, onde cerca de 5,7 milhões se inscreveram para fazer o teste. Somente no estado de São Paulo são quase um milhão de inscritos.
O Ministério da Educação (MEC) vai desembolsar R$ 18,7 milhões nos lacres de segurança que serão instalados nos malotes contendo as provas. Esse é um recurso que vai ajudar na monitoração, ele marca o tempo em que foi aberto e fechado o malote.
O Enem foi criado em 1999, mas ganhou uma maior importância há três anos, com a criação do Sisu (Sistema Único de Seleção Unificada). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.
No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos).
A participação no Enem é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.
No primeiro dia de provas, sábado (3), os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Também será aplicada a redação, que é a maior preocupação dos participantes por representar 50% da nota total.
As provas começam às 13h, mas é recomendável que o aluno chegue ao local com 30 minutos de antecedência.
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Cláudio Costa, declarou na última semana, que tudo está sendo feito para que os participantes e suas famílias tenham total tranquilidade antes, durante e depois da prova. “Aumentamos os itens de checagem e segurança da prova, que passaram de 1.200 nos exames passados, para 3.400 processos e subprocessos que estão sendo testados para que o Enem seja bem realizado em 2012”, completou.

Educadores dão algumas dicas antes da Prova

Como o tempo que ainda resta para os estudos está bem curto, deve ser bem aproveitado. Para isso, é fundamental que o estudante conheça a estrutura do exame e das questões, aproveitando este momento para realizar as provas dos anos anteriores que estão disponíveis no site do MEC. “O aluno poderá planejar seus estudos exercitando uma área do conhecimento por dia, deixando a segunda-feira, por exemplo, para estudar a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Assim, recordará os conceitos das disciplinas de biologia, física e química”, recomenda Fabrício Vieira de Moraes, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva.
E faltando pouco tempo para a prova, a principal dica do suporte pedagógico é buscar tranquilidade física e psicológica: “O estudante deve alimentar-se e dormir bem a fim de preparar-se fisicamente para a maratona que vai enfrentar. Depois, na hora da prova, é só dividir bem o tempo e fazer primeiro os conteúdos que mais domina, sempre focado no que está fazendo naquele momento”.

Publicidade

Os Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep (http://www.inep.gov.br/enem) no dia 7 de novembro.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo