31/08/2015
Encontro com secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel aproveitou a reunião para solicitar convênios para o município
RAFARD | O chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, representou a Prefeitura de Rafard na quinta-feira, 20, em uma reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, na capital paulista. O encontro serviu como uma oportunidade de solicitar convênios e conhecer um pouco mais sobre o projeto “Brasil Processed Food 2020”.
Com o objetivo de apresentar as principais tendências da alimentação e análise de seus impactos para as diferentes atividades e setores de alimentos no Brasil, a Secretaria estadual firmou um protocolo de intenção com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) para o desenvolvimento do projeto “Brasil Processed Food 2020: a Importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira”.
O projeto foi apresentado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão ligado à Agência Paulista dos Agronegócios e vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, ressaltando a distorção de imagem entre os produtos processados, visto muitas vezes como uma das causas de problemas, como a obesidade. Os presentes viram que a mudança de hábitos da população, como exemplo a falta de atividades físicas no cotidiano, pode ser o principal problema na questão.
“Através dessa pesquisa poderemos proporcionar para a sociedade brasileira uma visão mais abrangente dessa indústria, por meio de dados técnicos e científicos em contraposição aos mitos e preconceitos”, afirma Jacob. “Além disso, irá apresentar os desafios e as oportunidades para a indústria nas áreas regulatória, de comunicação e de fomento à pesquisa e desenvolvimento.”
Na ocasião, também foram tratados assuntos como associativismo e cooperativismo e está sendo firmado um convênio com o Sistema Integrado de Agricultura e Abastecimento (SEIAA), que permitirá que um funcionário municipal (veterinário) trabalhe em parceria com a Casa da Agricultura, exercendo funções como: palestras, assinaturas de convênios com a Secretaria, elaborações de planos de curso, extensão rural etc. O recurso a ser repassado pela Secretaria, com este convênio, será utilizado em benfeitorias de trechos em estradas municipais rurais.
Também foi discutido o “Projeto Integra São Paulo – Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)”, que pretende recuperar mais de 300 mil hectares de áreas degradadas pelos próximos sete anos. Serão feitas recuperações de pastagens, curvas de nível, plantações de mudas e correções de solo, com R$ 100 mil de financiamento e outros R$ 10 mil sem precisar pagar, cuja verba é proveniente de fundos perdidos.