A Embratel mal começou a oferecer serviços de telefonia, internet e TV a cabo em Capivari e Rafard e já tem de lidar com a insatisfação dos consumidores. De acordo com usuários que têm procurado O Semanário, a empresa não tem respeitado os prazos de instalação definidos na contratação dos serviços.
“Muita gente está sendo lesada” diz a contratante dos serviços da Embratel, Sabrina Batista de Camargo. “O que eles estão fazendo é propaganda enganosa.” Ela conta que há cerca de quatro meses contratou o pacote de internet, telefone e TV a cabo oferecido pela empresa sob a promessa de ter todos os serviços instalados em, no máximo, 60 dias. Contudo, ainda aguarda pela instalação da linha telefônica.
O mesmo problema é enfrentado pela família de Juliano de Almeida Silva: TV e internet, com atraso, já foram instalados, falta o telefone. “Pelo prazo dado por eles [Embratel], o serviço já devia estar disponível há mais de três meses”, relata.
Segundo Silva, como o telefone não era instalado, ele procurou um dos vendedores da Embratel em Capivari e teve uma surpresa: “Fiquei sabendo que o vendedor que nos vendeu os serviços deixou a empresa e não repassou os novos contratos à Embratel, o que teria atrasado a instalação do telefone. Disseram que foi uma falha de comunicação. Mesmo assim, nada foi resolvido”.
De acordo com Sabrina, depois de muitas ligações sendo “transferida de um atendente ao outro”, ela conseguiu relatar seu problema a profissionais do serviço de telemarketing da Embratel. “Primeiro disseram que não havia serviço de telefonia na cidade e que fomos enganados pela vendedora. Depois mudaram o discurso”, conta. Contudo, mesmo cobrando seus direitos, ela não recebeu resposta sobre quando terá o telefone instalado. “Isso obriga as pessoas que contrataram a Embratel a ficar com os serviços de duas operadoras, porque o telefone não foi instalado. As pessoas tem que reclamar, exigir seus direitos”, orienta.
Procurada pela reportagem, a Embratel não passou um posicionamento sobre os eventuais atrasos na instalação dos serviços, apenas divulgou os telefones 103-21 e 106-99 para atendimento aos consumidores em casos de problemas.
A companhia começou a atuar em Capivari e Rafard no primeiro semestre e abriu o mercado de telefonia fixa, internet e TV por assinatura. Antes de sua chegada, apenas a Telefônica oferecia esses serviços.
Regular
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Embratel tem autorização para oferecer os serviços de telefonia, internet e TV a cabo em Capivari e Rafard. Ainda segundo a Anatel, os consumidores que se sentirem lesados e não conseguirem resolver o problema junto à empresa podem exigir seus direitos. Para isso, devem entrar em contato com a Agência de Telecomunicações pela internet (www.anatel.gov.br) ou pelo telefone 1331 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h). Há, ainda, a possibilidade de registrar a queixa pessoalmente em uma das unidades da Anatel ou por correspondência (Assessoria de Relações com os Usuários, quadra 6, bloco F, 2º andar, Asa Sul, 70070-940, Brasília-DF). Na reclamação, o consumidor precisa apresentar o número de protocolo de atendimento fornecido pela empresa.