03/10/2014
Em nova reunião da Comissão, Radar promete doar Capela de Itapeva a Rafard
Empresa também disse que vai entregar as terras ao entorno, totalizando 15,5 hectares; em contrapartida, prefeitura deve desocupar as casas das fazendas Leopoldina e Coqueiro
RAFARD – A Radar, gestora de propriedades rurais com investimentos em regiões estratégicas, prometeu a doação da Capela de Itapeva para o município, além das terras ao entorno da edificação – totalizando 15,5 hectares da Fazenda Itapeva. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira, 29, durante reunião com a Comissão Intermunicipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Pedagógico de Rafard, realizada no Centro Pastoral Padre Renato Lucchi.
Em compensação, a empresa solicitou a contribuição da Comissão, voluntariamente formada por membros da sociedade civil e do poder público, para que seja feita a desocupação das 16 casas das colônias Leopoldina e Coqueiro, no prazo de até 90 dias. “A contrapartida foi estabelecida porque as casas estão em locais impróprios e em condições insalubres, acarretando em risco para os seus moradores”, explica André del Gaudio, responsável pela divisão de sustentabilidade da Radar.
Neste momento, Comissão e prefeitura, apoiadas pelas prefeituras de Capivari e Mombuca, estudam um plano de remoção e acomodação dos moradores dessas fazendas. Se o prazo for cumprido, as posses da capela e do terreno passam para a Prefeitura de Rafard, a qual planeja executar um projeto que priorize a preservação do patrimônio histórico e o desenvolvimento social da localidade.
Paralelamente, a Radar segue estudando uma alternativa para a Fazenda São Bernardo. Em nota, a empresa informou que se manifestará sobre o futuro desta colônia assim que considerar oportuno.