Opinião

Em busca da felicidade

25/09/2015

Em busca da felicidade

Artigo | Por Denizart Fonseca
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

Todo ser humano, ao tomar consciência de sua condição de vida, com raras exceções, se preocupa em ser feliz, mesmo não sabendo como alcançá-la, mesmo não sabendo em que se resume, mas, calculando que ser feliz é ter um lar, fazer de uma família bem organizada, seguindo os bons preceitos da moral, civismo e religiosidade e naturalmente boa condição financeira para a preservação do seu conforto e segurança físicos.

Há os que não se preocupam com esses detalhes e passam pela vida, apenas ligados á bens materiais, preocupados tão somente em amealhar riquezas, mesmo que para isso egoisticamente, estejam prejudicando seus semelhantes.

Há uma terceira classe de pessoas que; vendo e interpretando a vida por um prisma mais evoluído, espiritualizado e esclarecido, buscam também através do entendimento, compreensão, equilíbrio e paz entre os humanos, a tão almejada felicidade no tão conturbado mundo em que vivem certos de que, são meros usuários dos bens materiais adquiridos pela boa aplicação financeira, mas que na realidade, nada levarão ao desencarnar (morrer), chegado o momento.

Publicidade

Na realidade, não somos donos nem do nosso próprio corpo físico, o templo a residência do espírito que o ocupará durante a nossa rápida passagem por este Plano de Regeneração, em aprendizado espiritual na grande escola da vida física.

Sempre baseados no livre-arbítrio, que humildemente consideramos ser: depois da vida física a maior graça pelo Creador, concedida ao ser humano, cada um tem a liberdade de pensar e agir de acordo com sua consciência, ressalvado o dever de “colher o que plantaram”, na intenção de dirimir possível dúvida quanto às palavras Espírito e Alma, baseados no Livro dos Espíritos, uma das obras de Allan Kardec, transcrevemos:” P- O que é a Alma? – R – Um Espírito encarnado / P –

O que era a alma antes de se unir a um corpo físico? – R – Espírito./ P – As almas e o Espírito são, portanto uma e a mesma coisa? – R – Sim. As almas não são mais do que os Espíritos. Antes de se ligar ao corpo físico, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, e que reveste temporariamente um invólucro carnal, para se esclarecer e purificar”.

Estamos fazendo este minúsculo comentário, com perguntas e respostas, esclarecendo as perguntas que nos tem sido feitas por pessoas, interessadas no assunto da sobrevivência da alma e da reencarnação, continuando a disposição para dirimir qualquer dúvida sobre a doutrina Espírita, por escrito ou verbalmente.

Cidadania

Os buracos no asfalto continuam causando preocupações a pedestres e motoristas, principalmente próximos de curvas dificultando o desvio dos desavisados.

Também a limpeza das ruas, com o desaparecimento das “varredoras”, deixa muito a desejar, mesmo com a boa vontade de alguns moradores que além de varrerem, recolhem o lixo que maus elementos, demonstrando falta de boa educação, ao invés de colocarem nas lixeiras, atiram até nas calçadas.

Outra falta de equilíbrio mental é observado, em quem diariamente, criminosamente desperdiçando água (que já começa a faltar em algumas cidades), certamente um dia, ao “colherem o que estão plantando”, irão amargamente se arrepender, mas então, já será tarde demais.

Há também os hoje “espertinhos”, que ao chegar a sua vez de pagar pelos erros cometidos, sem necessidade estacionando em vagas destinadas a idosos e deficientes físicos, irão se arrepender de havê-lo feito, mas também será tarde.

Falarmos sobre o afastamento cada vez maior de Deus, observado no ser humano, é desnecessário, diante das demonstrações calamitosas de falta de aplicação do básico nos ensinamentos de Jesus: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao vosso próximo como a vós mesmos”.

Devemos procurar errar menos em nossos pensamentos e ações, para nos tornarmos merecedores de desfrutarmos do equilíbrio, tranquilidade, amor, paz e consequente felicidade que Deus em Sua Infinita Bondade nos oferece.
Que assim seja.

Observação

Em nome dos organizadores do III Encontro de Espiritismo a ser realizado no dia 30 de Setembro de 2015, p.futuro, às 20hs, estamos agradecendo aos Dignos Membros da Câmara Municipal, por cederem o seu plenário para o evento, convidando-os e demais concidadãos para a interessante palestra:- “Falando de entendimento” a ser proferida por Américo Sucena.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo