18/07/2014
Elias Fausto registra quatro casos de dengue
Todos os casos são considerados importados, afirma Vigilância Epidemiológica
ELIAS FAUSTO – A cidade registrou até a primeira semana de julho quatro casos positivos de dengue, todos importados. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, isso significa que em todos os casos as pessoas infectadas ou trabalham em outra cidade, ou permaneceram por mais de uma semana em algum município que apresente casos e/ou epidemias de dengue, antes de os sintomas surgirem.
Nesses casos, explica a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Patrícia Aguiar, as ações realizadas são as mesmas de em casos encontrados em Elias Fausto: os agentes de vetores fazem um bloqueio casa a casa por cerca de nove quarteirões ao redor da residência da pessoa infectada, em busca de possíveis criadouros. No entanto, até o momento nada foi localizado.
Segundo Patrícia, a ação é importante porque diversas cidades da região estão passando por epidemias de dengue. “A participação das agentes comunitárias de saúde tem sido fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Elas realizam a busca ativa e ainda orientam durante as visitas mensais sobre os cuidados necessários, além de atualizar a população acerca da situação epidemiológica da cidade”, diz.