CapivariDestaquesMombucaNotíciasRafard

Mais de 800 eleitores de Rafard, Capivari e Mombuca podem ter o título cancelado

Quem não comparecer ao cartório eleitoral para regularização terá o título cancelado (Foto: Reprodução/Internet)
Quem não comparecer ao cartório eleitoral para regularização terá o título cancelado (Foto: Reprodução/Internet)

Um total de 807 eleitores de Rafard, Capivari e Mombuca identificados como faltosos pela Justiça Eleitoral poderão ter o título cancelado. A decisão será tomada caso não regularizem sua situação no período de 7 de março a 6 de maio. Só em Capivari, o número chega a 635 pessoas.

Desde quinta-feira, 21, os cartórios de cada zona eleitoral disponibilizaram ao público as relações contendo os nomes e os números dos títulos dos respectivos eleitores faltosos.

Eleitor faltoso é aquele que não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição. De acordo com o Código Eleitoral, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o eleitor estará sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte ou carteira de identidade, participar de concurso público e até receber salários em caso de funcionário público.

Publicidade

De acordo com o cronograma, os cartórios eleitorais deverão afixar os editais contendo as listagens dos eleitores faltosos aos três últimos pleitos. Somente aqueles que estiverem nessa condição deverão regularizar sua situação nos cartórios no período de 7 de março a 6 de maio.

Ainda segundo o cronograma, a Justiça Eleitoral cancelará, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado sua situação até a data-limite estabelecida. Enquanto os cancelamentos estiverem sendo efetuados, não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral.

A partir do dia 21 de maio, as atualizações cadastrais serão retomadas, e a Justiça Eleitoral divulgará, a partir do dia 24 do mesmo mês, as relações contendo os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados por ausência aos três últimos pleitos.

Segundo Luiz Carlos Camilo de Souza, analista judiciário da 38ª zona eleitoral de Capivari, que compreende também as cidades de Rafard e Mombuca, quem estiver com o nome na lista deve comparecer no cartório eleitoral para pagamento das multas correspondentes ou de justificação de ausência.

Em Rafard, 91 eleitores terão os títulos cancelados, enquanto em Mombuca, 81 pessoas estão em débito com a Justiça Eleitoral.

Confira se seu nome está na lista fornecida pelo cartório eleitoral:

LISTA RAFARD

LISTA CAPIVARI

LISTA MOMBUCA

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo