Editorial

Editorial: O respeito deve ser recíproco

27/03/2015

Editorial: O respeito deve ser recíproco

Em 2013, Prefeitura de Capivari realizou campanhas sobre a importância da faixa de pedestre com a implantação de faixas da vida em cruzamentos com maior fluxo de veículos e pessoas a pé (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Em 2013, Prefeitura de Capivari realizou campanhas sobre a importância da faixa de pedestre com a implantação de faixas da vida em cruzamentos com maior fluxo de veículos e pessoas a pé (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

Vivemos em cidades pequenas do interior paulista e, apesar do tamanho, dividimos espaço no dia a dia com centenas de pessoas nas principais e movimentadas ruas.

Sinalização já não é mais o problema. Placas, sinalização de solo, semáforos e radares fazem parte do cotidiano. A palavra de ordem do momento é respeito!

Sempre sem tempo, pedestres e motoristas colocam em risco a sua e também a vida do próximo em busca de ganhar míseros segundos. É pedestre que cruza a rua fora da faixa, desrespeita o sinal fechado e, muitas vezes, não utiliza a calçada.

Da mesma forma, motoristas trafegam acima do limite de velocidade, não reduzem próximo a faixas de pedestres e avançam os sinais de parada.

Será que tais sinalizações não são percebidas? Por que as pessoas se arriscam por tão pouco?

Simples, mais que educação, falta respeito.

Muito se fala em cidadania. Segundo o dicionário, cidadania é a condição de cidadão, que é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Falar em direitos é sempre agradável a qualquer indivíduo, e, sem dúvida alguma, todos devemos lutar por eles para viver dignamente. Mas, morando em comunidades, devemos sempre estar atentos aos nossos deveres, pois, se cada um buscar apenas os direitos, a vida em sociedade será um caos.

Em um país todos estão sujeitos à Constituição que é a carta que dita deveres e direitos a todos os cidadãos. Temos sim, portanto, deveres para com o próximo. E o próximo é nosso familiar, nosso amigo, nosso colega de trabalho, nosso vizinho, nosso compatriota.

É preciso lembrar que como cidadão não temos apenas direitos, mas também deveres que precisam ser cumpridos, em uma demonstração de evolução moral.

Refletir diariamente sobre o comportamento e participação dentro de uma comunidade é necessário para uma melhora, aprendendo a respeitar as leis, a respeitar o próximo e a fazer a nossa parte, mesmo que aqueles com quem convivemos ainda não o façam.

Enfim, apesar do ditado popular de que respeito começa no berço, ele pode sempre ser aprimorado. Então, pratique!

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?