16/01/2015
Editorial: A história se repete
Todo início de ano é a mesma coisa. Os consumidores enlouquecem com as constantes interrupções de energia e também dos serviços de telefonia fixa e internet. Não bastasse isso, a falta de informação do porquê de tais paralisações deixa os brasileiros de cabelo em pé.
Nos últimos dias, quase diariamente e mais de uma vez por dia, a energia tem apresentado queda repentina. O mais engraçado é que em 2014, nesta mesma época, a população reclamava do mesmo problema. Lá atrás, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) justificou as interrupções, dizendo ser devido a um incêndio ocorrido na subestação de Capivari e aos temporais, acompanhados de fortes ventos e descargas atmosféricas (raios) que atingiram a região. E agora, qual o motivo? O mesmo?
Vale ressaltar que até o fechamento desta edição a empresa não se pronunciou sobre as reclamações. Portanto, continuamos sem saber os reais motivos.
No setor sucroalcooleiro, as premonições de um ano difícil e de crise começam a se concretizar. A unidade Bom Retiro da usina Raízen, pertencente ao grupo Cosan, anunciou nesta semana a demissão de 250 funcionários que atuam na parte industrial e também a paralisação das atividades por tempo indeterminado, alegando ociosidade da produção, bem como escassez de matéria-prima.
Mesmo mantendo 506 colaboradores no setor administrativo e de manutenção da unidade, o baque econômico e social deverá ser grande para as 250 famílias pegas de surpresa pela notícia. A situação com certeza deve afetar a arrecadação do município e do comércio local.
Resta torcer para que 2015 não seja sinônimo de fatos como este.