A reformulação dos dois ecopontos da cidade teve início nesta semana. O serviço começou com a limpeza no Castelani, e nesta quarta-feira, 16, as equipes da Prefeitura estão operando simultaneamente no Sgariboldi. Devido aos trabalhos, os ecopontos estão fechados e serão reabertos em breve.
O intuito dessa reformulação é facilitar a ação da população no descarte de resíduos sólidos, separando corretamente os materiais de modo organizado e sem agredir o Meio Ambiente. O Ecoponto é um local adequado, controlado e operado pela Prefeitura, onde o cidadão pode levar gratuitamente resíduos de entulhos, móveis e podas de árvore. O volume permitido é de até 1m³ o que corresponde a uma caçamba de pick-up pequena.
Os descartes que podem ser feitos nos ecopontos são: resíduos de construção civil (entulhos), eletroeletrônicos, móveis velhos, podas de jardim, eletrodomésticos, madeiras e recicláveis. Não são permitidos grandes volumes de limpezas de chácaras e condomínios, materiais hospitalares, resíduos industriais, graxas e óleos, lâmpadas fluorescentes e lixo doméstico.
Outras melhorias previstas são a mudança no horário de funcionamento, um horário específico para os coletadores retirarem os materiais, instalação de câmeras para monitoramento e multa em caso de descumprimento dessas normas. Ainda serão instaladas novas placas de identificação e haverá campanhas de orientação à população.