Editorial

Editorial: É hora de assumir as responsabilidades

17/04/2015

Editorial: É hora de assumir as responsabilidades

Prefeitura consertou fossa que estava transbordando no bairro Sete Fogões dois dias depois que o jornal O Semanário foi até o local verificar a situação (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Prefeitura consertou fossa que estava transbordando no bairro Sete Fogões dois dias depois que o jornal O Semanário foi até o local verificar a situação (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

O poder público municipal parece ter voltado a cair no descrédito da população. Sabe-se lá se é por falta de mão de obra, verba ou capacitação de pessoas para enfrentar situações de conflito e saber se comunicar com o povo.

Enfim, cansados de reclamar e não serem atendidos, alguns moradores recorrem novamente aos meios de comunicação como forma de pressionar uma solução rápida para os problemas enfrentados.

Triste que seja assim, afinal, satisfatório seria que a cada edição este periódico trouxesse estampada em suas páginas notícias e histórias de conquista, superação e desenvolvimento em todos os setores – saúde, educação, esporte, cultura, turismo, saneamento, social etc.

Publicidade

Nesta semana, após recorrente insistência e reclamação ao poder público, moradores do bairro Sete Fogões, na área rural de Rafard, procuraram a redação deste semanário para denunciar a situação da fossa que capta o esgoto do local.

Insuportável! Essa é a palavra correta para expressar as condições sub-humanas em que moradores foram obrigados a passar, segundo eles, por cerca de dois meses.

A equipe de reportagem esteve no local na segunda-feira, e pasmem, dois dias depois, sem mesmo a matéria ganhar vida nas páginas do jornal, o problema foi resolvido. Motivo de alegria para os moradores, que na mesma hora comunicaram a redação com palavras de agradecimento, e para nós, motivo de orgulho por contribuir com o bem-estar do cidadão.

Nesta mesma edição, o jornal O Semanário leva a público o pedido de socorro de moradores de um conjunto habitacional particular que convivem com entulhos, mato alto e falta d’água. Eles já não sabem mais a quem recorrer, já que o proprietário das casas e o poder público municipal não tomam as medidas necessárias.

Como porta-voz da comunidade e cumprindo o importante papel de levar informação com transparência e credibilidade, o jornal precisa ser forte e atuante. E nessa difícil missão de conhecer as necessidades da população e transformá-la num instrumento de cobrança e resolução, na maioria das vezes, somos agraciados com o reconhecimento. E é esse o maior orgulho desta profissão.

Que este projeto de dar voz e vez aos interesses da comunidade possa perdurar de maneira ética e positiva por muitos e muitos anos. E que, em especial, o slogan deste periódico – Informação com credibilidade – seja respeitado pela confiança creditada nos últimos 24 anos de trabalho.

A intenção não é ferir a credibilidade ou o orgulho de alguns políticos ou autoridades, mas sim mostrar que quando há boa vontade, as coisas acontecem, deixando de lado conflitos de interesses, sejam eles políticos ou pessoais.

Mais do que nunca o país precisa de mudança. Antes disso é válido refletir que grandes mudanças começam com pequenas atitudes.

Já passou da hora de cada um assumir a sua responsabilidade e botar pra quebrar!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo